quinta-feira, 26 de maio de 2011

Muticom será marcado por momentos de oração com os participantes



Da Redação, com informações do site oficial do Muticom


Site Oficial
Página do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação
Com a proximidade do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho, no Rio de Janeiro, cresce a expectativa das mídias católicas para o evento que irá reunir pessoas de todo o país para refletir sobre a Comunicação da Igreja no Brasil.

Além dos workshops, oficinas, grupos de trabalho, os participantes do encontro também irão vivenciar momentos de oração e reflexão. A equipe responsável pela liturgia no evento destaca que está preparando novidades para este ano.

A coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Leste 1, Andrea Gripp, explica que em uma das reuniões preparatórias do evento, o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, pediu que houvesse um espaço na PUC/RJ - local do encontro - destinado à oração dos participantes como forma de intercessão pelo êxito e pelo sucesso do Muticom.

De acordo com o cronograma, as manhãs começam com as Laudes, como uma preparação para o trabalho que será realizado ao longo do dia. No final das tardes, haverá as Vésperas, uma oração de agradecimento, seguida da Santa Missa.

Durante todo o dia, será feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Um dos pontos altos deve ser o Angelus, transmitido ao vivo pela WebTV Redentor para os participantes do Mutirão. “Ao meio-dia, todas as atividades do Muticom param para que seja feita esta oração”, explica o secretário executivo do evento, Paulo Lima. Todas as orações estão no livro Ofício das Comunidades.

Segundo Andrea Gripp, as orações durante a caminhada do Mutirão são uma forma dos participantes estarem na presença de Deus a quem servem pela comunicação. "Estamos a serviço de Cristo. O agente não pode falar de quem ele não conhece. A oração é importantíssima, porque é através dela que nos relacionamos com Deus, que falamos com Deus e que ouvimos a Deus. Valorizar esse momento é de extrema importância porque a teoria é boa, a prática também, porém, sem a vivência da espiritualidade, nós seremos ocos", ressaltou.

Em cada dia, uma Diocese do Regional Leste 1 ficará responsável pela animação litúrgica, comentário e organização da Missa. Elas estão preparando momentos temáticos para a Procissão de Entrada e o Ofertório, com o objetivo de fazer uma Liturgia dinâmica. A abertura e o encerramento serão feitos pela Arquidiocese do Rio. Os demais dias estão sob a responsabilidade das Dioceses de Caxias e Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, Itaguaí, Campos e Niterói.

O 7º Mutirão de Comunicação não é um evento restrito à Igreja católica. Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar do evento. Segundo Andrea, uma das sugestões que estão sendo estudadas é que haja uma celebração ecumênica num dos dias do Muticom: “É um momento bonito de comunhão. Todos unidos na mesma fé em busca de uma comunicação que comunique a vida”, destacou.

As inscrições para o Muticom já podem ser feitas através no site oficial. O valor de R$ 80 dá acesso a todas as atividades da programação, exceto as oficinas-visita, que têm um custo adicional pelo transporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!