domingo, 8 de maio de 2011

Na Bíblia e na Eucaristia nos encontramos com Jesus, diz bispo

Neste domingo, 8, os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, participaram da Santa Missa, na Basílica Nacional de Aparecida. Entre as intenções da Celebração, esteve também a homenagem do clero ao Dia das Mães.

O Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, presidiu a Missa, e destacou, em sua homilia, a beatificação de João Paulo II, em 1º de maio, que reuniu quase dois milhões de peregrinos em Roma.

Acesse
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr


"Todos nós guardamos a mais grata recordação de suas visitas apostólicas ao Brasil. Em 1980, ano que esteve também em Aparecida, em 1991 e 1997, na Celebração da Jornada Mundial das Famílias e, sobretudo, guardamos na memória e no coração suas mensagens tão ricas para a Igreja e o povo (...) Pedimos sua intercessão para que Deus proteja nosso povo e guie nosso país na justiça, solidariedade e paz", recordou o Dom Raymundo.

Em seguida, destacou a liturgia deste domingo. O Arcebispo explicou que, na primeira leitura de Atos dos Apóstolos, vemos Pedro que, em seus discurso aos judeus, afirma que Cristo ressuscitou e que a paixão de morte de Jesus foram os caminhos escolhidos por Deus para realizar nossa salvação, e como esses acontecimentos já haviam sido previstos no Antigo Testamento.

"Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse" (Atos 2, 23-24).

Dom Raymundo ressaltou que a leitura do Evangelho de hoje, que narra o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús, é uma das mais belas páginas do Novo Testamento, em sua opinião.

Após a morte de Jesus, os dois discípulos ficaram desanimados e descrentes da ressurreição de Cristo e resolveram abandonar os outros discípulos e voltar ao seu povoado, chamado Emaús. "O próprio Jesus Ressuscitado vai ao encontro deles, e enquanto caminhavam Jesus revê com eles a história de Israel e explica todas as passagens da Escritura que falavam a seu respeito".

"Jesus mostrava que a cruz não foi um fracasso e que tudo aconteceu com Cristo porque fazia parte do plano salvífico de Deus. 'Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?' (Lc 24,26)", explicou o arcebispo.

E continuou, "ao chegarem ao seu destino, os discípulos decidiram convidar Jesus para permanecer com eles, pois já estava anoitecendo. Ao sentar com eles para a refeção, Jesus tomou o pão, o abençoou, partiu e o distribuiu. Neste momento, diz o Evangelho, seu olhos se abriram e reconheram que era Jesus. Ele porém desapareceu da frente deles".

Dom Raymundo destacou que os dois discípulos, "após terem reconhecido a presença do Ressuscitado na Escritura e na Eucaristia, recobraram o entusiamo perdido e voltaram a Jerusalém, para se integrarem novamente à sua comunidade. E confirmados na sua fé pelo testemunho dos onze, de que realmente Jesus Ressuscitou e apareceu a Simão, os dois discípulos se tornaram, junto com os apóstolos, missionários do Senhor Ressuscitado".

"O Cristo Ressuscitado continua presente no meio de nós e caminha conosco. E nós também podemos encontrá-lo na fé recebida e vivida na Igreja, que é a nossa casa. Como aconteceu com os discípulos de Emaús, Jesus continua vindo ao nosso encontro e podemos fazer uma experiência de encontro de fé com Ele", afirmou.

O Arcebispo relembrou ainda que, no Documento da V Conferência, de Aparecida, entre os lugares indicados para um encontro com Cristo, estão a Sagrada Escritura, a Eucaristia e a Comunidade.

E concluiu a homilia, parabenizando as mães. "Celebrar a mãe também é celebrar sua presença no lar, que acolhe, educa, ajuda a vencer. Neste dia, queremos parabenizar e agradecer as mulheres desse imenso Brasil que vivem sua vocacao materna".

Ao final da Celebração, Dom Raymundo fez a consagração a Nossa Aparecida.

Assista íntegra da homilia de Dom Damasceno


FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=281610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!