quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ECOLOGIA E MISSÃO


25. O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
De longa data se ouve falar da seca do Nordeste sob ângulos opostos. Ora se lamentam os sofrimentos do povo nordestino, ora se lançam pedras aos políticos aproveitadores da famigerada “indústria da seca”. Onde está a verdade? Normalmente ela prefere colher parte de si nos dois lados.
De fato, existem realmente secas. Aí estão as canções, os escritores, os documentários, as fotografias a nos desenhar regiões ressequidas, pessoas raquíticas e famintas em busca de alimento. Sem dúvida, algo existe de tudo isso. Mas vem a dúvida: a causa principal vem do céu? O clima do semiárido não permite vida humana razoável? Países com menor índice pluviométrico, como Israel, conseguem maravilhas de sua terra e nós minguamos. Por quê? Aí a balança se inclina para o outro lado. Há muita política suja nesse jogo da seca. Verbas destinadas para a melhoria da região desaparecem nos bolsos corruptos de aproveitadores do sofrimento alheio.
Tecnicamente há soluções. A precipitação pluviométrica acusa números satisfatórios para a vida humana digna. Existe no semiárido rica biodiversidade. Durante a seca, a natureza não morre. Recolhe-se com imensa vitalidade, à espera dos primeiros borrifos de água. E essa pode chegar lá por obra da engenharia e da previsão humana.
Aí está o nó da questão. A chuva que cai suficiente dos céus se perde e não consegue frutificar a terra nos períodos de seca. A previdência humana, com um mínimo de inteligência técnica somada à vontade política, conseguiria guardar a água dos rios e da chuva em reservatórios de diferentes tamanhos, desde as cisternas de bica até os açudes. No coração da ecologia da água do semiárido não está a carência, mas a justiça na sua administração, conservando e distribuindo água para todos.
J. B. Libanio, sj
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
MARCADOR: ECOLOGIA E MISSÃO
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!