quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ECOLOGIA DE MISSÃO


23. OLHAR TEOLÓGICO SOBRE A ECOLOGIA

Um olhar teológico sobre a ecologia aponta-nos uma consciência de comunhão do ser humano com a totalidade da realidade criada. Terêncio dizia que nada de humano lhe era alheio. Teologicamente vale dizer que nada de criado por Deus nos é alheio. Estamos em ligação com tudo, e tudo está em ligação conosco.
Uma das maiores vítimas do ecocídio tem sido a água. Rios e mares, antes gigantescos úteros de vida, vêm sendo esterilizados pela poluição industrial, pelos esgotos, pela sujeira produzida pelo ser humano. Esquece-se que a água, fonte de vida, se transforma facilmente em uma das piores fontes de morte, ao transmitir doenças. Por ela navegam germes de morte até os confins da terra.

Com olhar teológico percebemos na água uma série maravilhosa de símbolos. Água fala de sacramento de vida. Vida física ao reabastecer-nos o corpo, tão abundantemente constituído desse elemento. Vida da graça, ao atravessarmos as águas batismais. Entramos na Igreja pelas águas. Elas se fazem porta de ingresso, uma vez que se tornam, pela presença do Espírito, sinais eficazes de inserção na morte e ressurreição de Cristo. Morre-se para toda vida, para toda graça, para a eternidade.

E, em muitas liturgias, a aspersão da água simboliza o orvalho da graça a tocar as pessoas compungidas. Purifica-nos das mazelas diárias, ao abrir-nos à água do Espírito sempre a jorrar. Aquela água prometida por Jesus junto ao poço da samaritana é água viva, de fonte cristalina, e não poluída e cansada de esperar no fundo de alguma cisterna descuidada.

Enfim, a água faz parte desses arquétipos que nos falam em profundidade. Zelar pela sua pureza significa mais que dever ecológico. É gesto sagrado e sacramental.

J. B. Libanio, sj
MARCADOR: ECOLOGIA

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"
***
clique no link e acompanhe Ecologia e Missão no nosso blog
http://infomagnificat.blogspot.com/search/label/ECOLOGIA%20E%20MISS%C3%83O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!