sábado, 16 de outubro de 2010

REZAR SEMPRE, SEM NUNCA DESISTIR



Olhando à nossa volta, quanta injustiça encontramos! Há até quem diga que Deus parece ter se esquecido de certos grupos sociais, vítimas da violência, assim como parece estar alheio à falta de satisfação de suas necessidades elementares e à situação de tantas pessoas que não conseguem viver em paz de espírito. Em outras palavras, muitas vezes nos sentimos fracos e não sabemos bem o que fazer. Resta-nos rezar, suplicar.

Como modelo desta oração, Jesus apresenta uma viúva (Lc 18, 1-8), exemplo de pessoa fraca e indefesa. Diante de Deus, reconhecemos nossa posição de total dependência: precisamos de sua graça, somos carentes de seu auxílio. Não temos outros em quem depositar nossa confiança a não ser ele. Aí está nossa força.

Chama a atenção o fato de a viúva estar pedindo justiça. Nas Sagradas Escrituras, a justiça é o cumprimento da vontade de Deus, de modo que podemos afirmar: a oração cristã autêntica é o desejo de que se cumpra a vontade divina. Ter isso na mente e no coração é importante, para não pensarmos que a oração seja uma espécie de supermercado, em que podemos encomendar qualquer tipo de mercadoria e Deus é obrigado a nos atender. A oração cristã autêntica tem sempre implícito o pedido de que, mais do que a nossa vontade se realize o desígnio do Pai, que sabe o que é melhor para nós.

Elemento importante a destacar é a perseverança da viúva. Quem se põe diante do Senhor deve fazê-lo em atitude de confiança, tranquilidade, por mais urgente que pareça a necessidade apresentada. Na perseverança Deus vai nos dando as lições que nos ajudam a ser mais santos, ou seja, pessoas que amam mais, seres humanos mais plenos,  capazes da solidariedade, de persistência, no caminho do bem e no perdão.

Pe. Claudiano A. Santos, ssp

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

MARCADOR; LITURGIA
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!