Evangelho (Mt 18,12-14): Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos».
Comentário: Rev. D. Joaquim MONRÓS i Guitart (Tarragona, Espanha)
O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos
Hoje, Jesus faz-nos saber que Deus quer que todos os homens se salvem e que não deseja «que perca nenhum desses pequenos» (Mt 18,4). Junto a parábola do pastor que procura a ovelha perdida, nos apresenta uma personagem que comoveu aos primeiros cristãos. Na capa do Catecismo da Igreja Católica está gravada esta figura de Jesus Bom Pastor, que já nas catacumbas de Roma está presente entre as primeiras imagens do Senhor.
É tão forte a vontade do Senhor de salvar-nos, que desde essas palavras até sua entrega incondicional na Cruz, é Cristo quem nos procura a cada um para que —livremente— voltemos à amizade com Ele.
Do mesmo jeito que Jesus, os cristãos devemos ter esse mesmo sentimento: que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade! Como dizia São Josemaria Escrivá, «todos somos ovelha e pastor». Algumas pessoas —o esposo ou a esposa, os filhos, os parentes, os amigos, etc.— para os quais nós, tal vez, sejamos a única oportunidade para poderem recuperar a alegria da fé, e da vida da graça.
Sempre podemos deixar noventa e nove porcento das coisas que estamos fazendo, para rezar e ajudar as pessoas que temos perto de nós, que amamos e que sabemos que padecem alguma necessidade em sua alma.
Junto a nossa oração e sacrifício, e nossa fé amorosa, podemos dar-lhes a graça da conversão, como Santa Mônica conseguiu que seu filho Agostinho, converta-se no “primeiro homem moderno” que sabe explicar em “As confissões” como a graça agiu nele até chegar à santidade.
Peçamos á Mãe do Bom Pastor muitas alegrias de conversões.
FONTE: http://evangeli.net/evangelho
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!