quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia Litúrgico: 8 de Dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria


Evangelho (Lc 1,26-38): Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse: «Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo». Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim». Maria, então, perguntou ao anjo: «Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?». O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível». Maria disse: «Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se».

Comentário: Rev. D. David COMPTE i Verdaguer (Manlleu, Barcelona, Espanha)
Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo

Hoje, o Evangelho toca um acorde de três notas. Três notas, não sempre bem afinadas por nossa sociedade: a de fazer, a da amizade e, a da coerência da vida. Hoje em dia, fazemos muitas coisas, mas, temos um projeto? Hoje que navegamos na sociedade da comunicação, cabe nos nossos corações a solidão? Hoje na era da informação, esta, permite-nos definir a nossa personalidade?


Um projeto. Maria, uma mulher «prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi» (Lc 1,28). Maria tem um projeto. Evidentemente, de proporções humanas. Porém, Deus irrompe na sua vida para apresentar-lhe outro projeto...de proporções divinas. Também hoje, quer entrar em nossa vida e dar proporções divinas ao nosso dia-a-dia humano.


Uma presença. «Não tenhas medo, Maria!» (Lc 1,30). Não construamos de qualquer jeito! Não seja que a adição a “fazer” esconda um vazio. O matrimônio, a vida de serviço, a profissão não têm de ser uma fugida para diante. «Cheia de graça! O Senhor está contigo» (Lc 1,28). Presença que acompanha e dá sentido. Confiança em Deus, que – por conseguinte- nos leva à confiança com os outros. A amizade com Deus que revigora a amizade com os outros.


Formemos. Hoje, recebemos tantos estímulos muitas vezes opostos, é preciso dar forma e unidade a nossa vida. Maria, diz São Luís Maria Grignion «é o molde vivo de Deus». Existem duas maneiras de fazer uma escultura, expõe Grignion: uma, a mais difícil, à base de batidas de cinzel. A outra, usando um molde. Essa é mais simples do que a primeira. Mas o sucesso depende da matéria que seja maleável e que o molde desenhe com perfeição, a imagem. Maria é o molde perfeito. A procuramos sendo matéria maleável?


***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!