sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dia Litúrgico: Sexta-Feira I do Advento


Evangelho (Mt 9,27-31): Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: «Tem compaixão de nós, filho de Davi!» Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: «Acreditais que eu posso fazer isso?» Eles responderam: «Sim, Senhor». Então tocou nos olhos deles, dizendo: «Faça-se conforme a vossa fé». E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: «Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo». Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

Comentário: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)
Jesus lhes perguntou: Acreditais que eu posso fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor

Hoje, nesta primeira sexta-feira do Advento, o Evangelho apresenta-nos três personagens: Jesus no centro da cena, e dois cegos que se aproximam cheios de fé e com o coração esperançado. Haviam ouvido falar de Ele, da sua ternura para com os doentes e do seu poder. Esses traços identificam a Jesus como O Messias. Quem melhor que Ele poderia fazer-se cargo da sua desgraça?

Os dois cegos fazem união e em comunidade, dirigem-se juntos a Jesus. Em uníssono realizam uma oração de petição ao Enviado de Deus, ao Messias, a quem denominam com o título de “Filho de Davi”. Querem, com a sua oração, provocar a compaixão de Jesus:«Tem compaixão de nós, filho de Davi!» (Mt 9,27).

Jesus interpela sua fé: «Acreditais que eu posso fazer isso?» (Mt 9,28). Se eles se aproximarem ao Enviado de Deus é precisamente porque acreditam Nele. A uma só voz fazem uma bela profissão de fé, respondendo: «Sim, Senhor» (idem). E Jesus concede a vista a aqueles que já viam pela fé. De fato, crer é ver com os olhos do nosso interior.

Este tempo do Advento é adequado, também para nós, para buscar a Jesus com um grande desejo, como os dois cegos, construindo comunidade, construindo Igreja. Com a Igreja proclamamos no Espírito Santo: «Vem, senhor Jesus!» (cf. Ap 22,17-20). Jesus vem com o seu poder de abrir completamente os olhos do nosso coração, fazer que vejamos e que acreditemos. O Advento é um tempo forte de oração: tempo para praticar a oração de petição, sobretudo, oração de profissão de fé. Tempo de ver e de crer.

Recordemos as palavras do Pequeno Príncipe: «O essencial é invisível aos olhos».

FONTE: http://evangeli.net/evangelho

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!