domingo, 28 de novembro de 2010

ENCONTRO DE CASAIS - PASTORAL FAMILIAR DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA

Realizou-se hoje, 28/11, em nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o 2º Encontro de Casais / 2010, com o tema geral: "O AMOR JAMAIS ACABARÁ"! (1 Cor. 13,8)

Os casais foram acolhidos às 8 horas da manhã, no recinto da Paróquia. Compareceram cerca de 25 casais, sendo, a maioria, casais mais novos em idade, bem como casais com 15 anos de casamento, e até com 50 anos de casados.

O Encontro se transcorreu num clima de muita paz, deixando todos muito satisfeitos!

Iniciamos com a Oração inicial, apresentação do Encontro e colocação de objetivos, feito pelo Alberto.
Em seguida, participamos de um café extraordinário! E, logo a seguir, tivemos a 1ª colocação, "A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA VIDA CONJUGAL", feita pela Psicóloga Terezinha, que trabalha junto da Ana Maria Caetano, também psicóloga, no Núcleo de Crescimento, que após sua fala, deixou um tempo livre para perguntas e esclarecimentos.

A seguir, tivemos a 2ª colocação: "O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE", feita pelo Diác. Ney Guimarães, da Paróquia Nossa Sra. Aparecida, em Lorena, seguida de uma partilha em grupo, onde debateram sobre "Quais os maiores desafios que os casais enfrentam hoje?

Após este momento de partilha, Pe. Rodrigo faz um momento com Maria: "AOS PÉS DA CRUZ, JESUS NOS DÁ COMO MÃE A SUA MÃE" E A IMPORTÂNCIA DO CASAL REZAR JUNTOS.

ALMOÇO!!!

APÓS O ALMOÇO, "MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO (TEATRO E MÚSICA)

Em seguida, o Prof. Júlio Brebal e sua esposa Ana Maria, apresentaram o tema: 'CONSENTIMENTO DOS NOIVOS, PROMESSAS DA CELEBRAÇÃO CONJUGAL: O RESPEITO MÚTUO, ACOLHER OS LIMITES, seguida também de uma partilha em grupo: "O OUTRO É DIFERENTE DE MIM, E NÃO UM OUTRO EU". "SABER RESPEITAR, AJUDAR O OUTRO A SER MELHOR, AMADURECE O CASAMENTO".

Em seguida, tivemos a Dinâmica do Barbante, onde cada um, no grupo de partilha, expressa a sua palavra, apresentando-se, e dizendo "MINHA MAIOR RIQUEZA COMO FAMÍLIA ........." Esta Dinâmica é interessante, pois forma uma teia, enquanto se fala, e depois, ao voltar o barbante, desmanchando a teia, o outro vai relatando o que o companheiro disse, o que quase sempre não é lembrado, pois não se presta a atenção na apresentação e na maior riqueza que o outro falou, gerando, então, a necessidade de PEDIR DESCULPA, PERDÃO, ETC......, ESPECIALMENTE ENTRE OS CASAIS CASADOS.

A seguir, na Igreja foi exposto o Santíssimo Sacramento, para adoração dos casais, e, logo a seguir, diante do Santíssimo, foi feita a RENOVAÇÃO DO CASAMENTO E BÊNÇÃO DAS ALIANÇAS.

Em seguida houve a confraternização do casamento, com bolo e guaraná, flores, cartões e abraços... (TUDO COM MUITA EMOÇÃO!!!!)
Antes do bolo, foram ditas algumas palavras pela Margarette, e depois pelo Diác. Ney, que encerrou o Encontro, lendo o texto "Cântico de Núpcias", Bênção final e convite para participarem da missa às 19 horas, na Matriz, portanto, onde nós estávamos!!!
Uns quatro casais não puderam ficar, e os demais participaram, piedosamente, da Celebração Eucarística, com o Pe. Rodrigo.
O resultado pareceu ser muito positivo, observando o semblante dos casais, bem como suas falas.
Realmente, "o AMOR opera milagres...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!