quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bento XVI defende que ser humano vale pelo que é, não pelo que faz

Papa abençoa os fiéis reunidos na Sala Paulo VI




"O ser humano vale por aquilo que é, e não só por aquilo que faz", destacou Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 10.


O Papa dedicou o encontro a uma espécie de resumo de sua recente Viagem Apostólica a Santiago de Compostela e Barcelona, na Espanha, realizada no último final de semana.


"Dirigi-me até lá para confirmar na fé os meus irmãos; fi-lo como testemunha de Cristo Ressuscitado, como semeador da esperança que não defrauda e não engana, porque tem a sua origem no infinito amor de Deus por todos os homens", complementou.



Acesse

.: Catequese de Bento XVI sobre viagem à Espanha



O Santo Padre definiu Santiago de Compostela como 'Casa do Apóstolo Tiago o Maior', "o qual continua a repetir, a quem ali chega necessitado de graça, que, em Cristo, Deus veio ao mundo para reconciliá-lo consigo, não imputando aos homens as suas culpas".


Sobre o tradicional gesto de abraçar a imagem do santo, o Pontífice disse que isso é um sinal forte de configuração com a mensagem apostólica, que, "de um lado, compromete-nos a sermos fiéis guardiões da Boa Nova que os Apóstolos transmitiram, sem ceder à tentação de alterá-la, diminuí-la ou desviá-la com outros interesses, e, por outro, transforma cada um de nós em anunciadores inestancáveis da fé em Cristo, com a palavra e o testemunho da vida em todos os campos da sociedade".


O Papa afirmou também ter rezado para que os peregrinos do Caminho de Santiago "continuem a manter vivo o genuíno significado religioso, espiritual e penitencial, sem ceder à banalidade, à distração, às modas".


Nesse contexto, "conservar e reforçar a abertura ao transcendente, assim como um diálogo fecundo entre fé e razão, entre política e religião, entre economia e ética, permitirá construir uma Europa que, fiel às suas imprescindíveis raízes cristãs, possa responder plenamente à própria vocação e missão no mundo", afirmou.



Gaudí, matrimônio, família e JMJ


Durante a viagem, o Papa dedicou a Igreja da Sagrada Família, declarando-a Basílica Menor. A obra é fruto da genialidade do arquiteto e Servo de Deus Antonio Gaudí, cujo processo rumo aos altares já foi iniciado.

"Inspirando-se continuamente na natureza, obra do Criador, e dedicando-se com paixão em conhecer a Sagrada Escritura e a liturgia, ele soube realizar no coração da cidade um edifício digno de Deus e, por isso mesmo, digno do homem", disse Bento XVI.



O Bispo de Roma também abordou questões relacionadas ao matrimônio e à família:


"Tudo aquilo que se faz para sustentar o matrimônio e a família, para ajudar as pessoas mais necessitadas, tudo isso que acresce a grandeza do homem e a sua inviolável dignidade, contribui para o aperfeiçoamento da sociedade. Nenhum esforço é vão nesse sentido".


E finalizou lembrando que já tem viagem marcada para a Espanha em 2011:


"No próximo ano, a Deus aprazendo, irei novamente à Espanha, a Madri, para a Jornada Mundial da Juventude. Confio desde agora à vossa oração essa próvida iniciativa, a fim de que seja ocasião de crescimento na fé para tantos jovens".


A audiência



O encontro do Bispo de Roma com os cerca de 11 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI aconteceu às 11h (em Roma – 8h no horário de Brasília). Antes do encontro, Bento XVI reuniu-se com peregrinos provenientes de Carpineto Romano e República Tcheca.


Na saudação aos fiéis brasileiros, o Papa salientou:

"Que essa peregrinação a Roma vos ajude a crescer na esperança, que nasce do amor infinito de Deus pelos homens, e assim possais dar um eloquente testemunho cristão na sociedade. Ide em paz! Obrigado!"

No final da audiência, o Pontífice recebeu presidente do Parlamento de Montenegro, juntamente com seu séquito, Ranko Krivokapić.



FONTE: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278742


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!