sábado, 27 de novembro de 2010

Dia Litúrgico: Domingo I (A) do Advento


Evangelho (Mt 24,37-44 ): Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: «A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.

»Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. «Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem».

Comentário: Mons. José Ignacio ALEMANY Grau, Bispo Emérito (Chachapoyas, Peru)
Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor

Hoje, «como no tempo de Noé», todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, (cf. Mt 24,37-38). Mas, há também, como naquela época o patriarca Noé, santos no mesmo escritório e na mesma mesa que os outros. Um deles será tomado e o outro deixado porque virá o Justo Juiz.

Devemos vigiar porque «só quem está acordado não será pego de surpresa» Devemos estar preparados com o amor aceso no coração, como a tocha das virgens prudentes. Trata-se precisamente disso: chegará o momento no que se ouvirá: «‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’» (Mt 25,6), Jesus Cristo!

Sua chegada é sempre motivo de gozo para quem leva a tocha acesa no coração. Sua vinda é parecida à de um pai de família que mora num país distante e escreve aos seus: — Quando menos vocês esperem, eu apareço por ai. A partir desse dia tudo é alegria no lar: Vem o Papai! Nossos modelos, os Santos, viveram assim, “na espera do Senhor”.

O Advento é para apreender a esperar com paz e com amor, ao Senhor que vem. Nada de desespero ou impaciência que caracteriza ao homem deste tempo. Santo Agostinho dá uma boa receita para esperar: «Como seja sua vida, assim será sua morte». Se nós esperamos com amor, Deus colmará nosso coração e a nossa esperança.

Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor (cf. Mt 24,42). Casa limpa, coração puro, pensamentos e afetos ao estilo de Jesus. Bento XVI explica: «Vigiar significa seguir o Senhor, escolher o que Cristo escolheu, amar o que Ele amou, conformar a própria vida com a sua». Então virá o Filho do homem... E o Pai nos acolherá entre seus braços por assemelharmos ao seu Filho.


FONTE: http://evangeli.net/evangelho

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!