terça-feira, 2 de novembro de 2010

BEM-AVENTURADOS OS POBRES?


Jesus elogia os pobres em espírito! Não é fácil entender esse elogio, pois pobreza é sempre uma situação de necessidade, de privação – mesmo a pobreza em espírito ou a pobreza de coração. Quando o evangelho fala em pobreza em espírito, não está querendo falar de paciência ou de humildade, mas de uma situação de dificuldade que o ser humano passa interiormente. Uma imagem que pode nos ajudar a entender o que é a pobreza em espírito é a de uma mãe que não tem como alimentar seus filhos: ela sofre pela falta de comida, mas sofre também por dentro, angustia-se, sente-se desesperada. A Bíblia também fala dos órfãos e viúvas e dos estrangeiros: pessoas que não contavam com a confiança e o reconhecimento da sociedade. A essas pessoas Jesus chama bem-aventuradas!
Jesus não está elogiando o abandono, a situação de tristeza e medo que toma conta da vida dessas pessoas, pois ele veio trazer vida em abundância a todos. Ele  vem trazer esperança, ao dizer-lhes: a vocês que nada têm, que experimentam a dor, a fome, o desprezo, é oferecido um reino: o reinado de Deus. Nesse reino, o mandamento supremo é o amor e o que há de mais importante é a pessoa. Por isso, as leis que existem são para promover a vida para todos. Nesse reino, os pães são multiplicados e partilhados.
E onde está esse reino? Ele já está entre nós, pois sua semente já foi plantada em nosso coração. É só confiar em Deus e agir: amar, ser solidário, perdoar, dar bons exemplos, aproveitar bem o tempo. Assim estaremos entrando para o reinado de Deus, que começa entre nós já agora e continua eternamente.

Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

MARCADOR: LITURGIA

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!