quinta-feira, 22 de julho de 2010

ECOLOGIA E MISSÃO


11. ECOLOGIA AMBIENTAL

A palavra ecologia pertence hoje ao vocabulário comum. Forjado o termo no fim do século XIX, veio lentamente ganhando cidadania até os dias atuais. Bela origem grega. Compõe-se de casa e ciência racional, de moradia e linguagem. Unimos duas experiências. Diante de nós está a casa em que moramos: o planeta Terra. Já não como simples animais que a ocupam, voltamos para ela a nossa capacidade de pensar, de criar linguagem, de raciocinar, e então temos a ecologia.

A Terra e a razão permitem produzir inúmeros discursos e lucubrações. A Terra entra-nos pelos olhos. Nela moramos. É nossa casa. Um primeiro dever da razão nos impõe cuidar desse ambiente: ecologia ambiental. A etimologia de ambiente sugere sermos seres que giram em torno de sua moradia. E a observam cada dia.
Imaginemos morar num pequeno sítio. Cada manhã saímos e damos uma volta. Alegramo-nos com o florir das rosas, com o nascer das plantações, com os frutos sazonados, com a luzidia saúde dos animais. Enfim, circulamos pela nossa casa.

Pensemos o contrário. Cada manhã surpreende-nos algum desastre. As formigas acabaram com o roseiral, a seca matou as plantações, as pragas liquidaram com as frutas, as doenças mataram os animais. Quem ficaria então tranquilo, esperando que tudo morresse e depois viesse a miséria?

Ampliemos o quintal. Chamemo-lo de Terra. A ecologia ambiental nasce desses passeios, já não por um pequeno jardim, mas por todo o planeta. O ambiente desfigura-se. A qualidade de vida se degrada. Destroem-se espécies de plantas e animais, ameaçando a biodiversidade. Numa palavra, o ambiente que nos circunda se deteriora a ponto de ameaçar a vida da humanidade. Então surge o grande grito: salvemos o ambiente para que vivamos! Ecologia ambiental.

J. B. Libanio, sj

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!