terça-feira, 13 de julho de 2010

Terça-feira, 13 de julho de 2010 - Décima Quinta Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mateus (Mt 11, 20-24)
Tiro e Sodoma serão tratadas com menos dureza do que vós

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.

21"Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.

22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!" Palavra da Salvação!


Leituras paralelas: Lc 10, 12-15


Comentando o Evangelho
O juiz severo

A falta de abertura para aceitar a sua pregação irritava Jesus. A reação dos habitantes de duas cidades próximas de Cafarnaum, onde residia, irritou-o de modo particular. Apesar de sua pregação e dos milagres realizados em Corozaim e Betsaida, a população mantinha-se insensível, não se demovendo de sua má conduta.
Jesus dirigiu palavras duríssimas contra estas cidades impenitentes, prevendo para elas uma terrível condenação. São consideradas piores que as cidades pagãs de Tiro e Sidônia. Se os pagãos tivessem tido a oportunidade de presenciar os milagres de Jesus e escutar sua pregação, sem dúvida teriam se convertido ao Reino. E mais: são piores que Sodoma, cuja fama de antro de pecadores era conhecida de longa data. Se os sodomitas tivessem tido o privilégio de contatar com Jesus, quiçá não tivessem tido o destino cruel que tiveram. O alerta de Jesus não deixa margem para dúvidas.

A maneira forte de falar, usada por Jesus, podia provocar a falsa impressão de que estivesse sendo movido pelo ódio. Nada disso! Sua denúncia tem o sabor da fala dos antigos profetas. Quando esses falavam duro, tinham o intuito de levar seus ouvintes a mudarem de vida. Deus não quer a morte do pecador, mas sua conversão. O mesmo deu-se com Jesus. Interessava-lhe, unicamente, a conversão de seus ouvintes. Por isso, falava com aspereza. [Evangelho Nosso de Cada Dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]


Para sua reflexão: A investida sobre Corazim, Betsaida e Cafarnaum exprime uma dor profunda pela sua não correspondência à salvação trazida por Jesus Cristo. Para piorar ainda mais essa infidelidade é proposto o exemplo de Tiro e Sodoma, tornadas tipos da impiedade, mas que teriam correspondido, fazendo penitência pública dos seus pecados. Essas cidades representavam o poderio comercial dos fenícios; além disso, Sidônia, como Bet-saida, traz no nome uma referência à pesca. Sodoma era a principal cidade da Pentápole, destruída pelo fogo por causa do seu delito contra a hospitalidade. Assim também Corazim e Cafarnaum representavam as cidades que recusaram a ocasião oferecida de arrepender-se, pois os milagres eram sinas que induziam ao arrependimento como preparação acolher o anúncio evangélico.  

FONTE: http://www.mundocatolico.com.br/Evangelho/evante130710.htm

MARCADOR: LITURGIA
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!