terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa em Portugal: "relação com Deus é constitutiva do ser humano"

Um "peregrino de Nossa Senhora de Fátima" chegou na manhã desta terça-feira, 11, a Portugal. Foi assim que Bento XVI definiu-se logo na chegada a solo português, no Aeroporto Internacional de Lisboa, às 11h (em Portugal - 7h em Brasília).

"A relação com Deus é constitutiva do ser humano: foi criado e ordenado para Deus, procura a verdade na sua estrutura cognitiva, tende ao bem na esfera volitiva, é atraído pela beleza na dimensão estética. A consciência é cristã na medida em que se abre à plenitude da vida e da sabedoria, que temos em Jesus Cristo. A visita, que agora inicio sob o signo da esperança, pretende ser uma proposta de sabedoria e de missão", destacou.

O Papa enviou sua saudação amiga a todos, "independentemente da sua fé e religião", com especial lembrança a quantos não puderam ir ao seu encontro. "Venho como peregrino de Nossa Senhora de Fátima, investido pelo Alto na missão de confirmar os meus irmãos que avançam na sua peregrinação a caminho do Céu", complementou.

Ao destacar a comemoração dos 100 anos da proclamação da República de Portugal, o Santo Padre indicou que foi um amoroso desígnio de Deus o Céu se abrir precisamente sobre o país, há 93 anos, quando aconteceu a aparição da Virgem aos pastorinhos.

"Como uma janela de esperança que Deus abre quando o homem lhe fecha a porta – para reatar, no seio da família humana, os laços da solidariedade fraterna assente no mútuo reconhecimento de um só e mesmo Pai".

O Pontífice ensinou que Maria recorda verdades do Evangelho que são fonte de esperança para a humanidade "fria de amor e desesperada de salvação".


Colaboração da Igreja

Bento XVI disse que a justiça social surge de uma visão sábia sobre a vida e o mundo.

"Situada na história, a Igreja está aberta a colaborar com quem não marginaliza nem privatiza a essencial consideração do sentido humano da vida. Não se trata de um confronto ético entre um sistema laico e um sistema religioso, mas de uma questão de sentido à qual se entrega a própria liberdade. O que divide é o valor dado à problemática do sentido e a sua implicação na vida pública".

Nesse sentido, viver em um contexto plural de valores e éticas torna-se um desafio para a Igreja.

"Exige uma viagem ao centro de si mesmo e ao cerne do cristianismo para reforçar a qualidade do testemunho até à santidade, inventar caminhos de missão até à radicalidade do martírio", concluiu, confiando a Nação à Nossa Senhora de Fátima, "imagem sublime do amor de Deus que a todos abraça como filhos".


Itinerário

O Papa foi acolhido pelo Núncio Apostólico, Arcebispo Rino Passigato, e pelo Chefe de Protocolo do Estado, Embaixador Bouza Serrano. Logo após, foi conduzido à tribuna, onde lhe esperavam o Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, e o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, acompanhado pela Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva. Estiveram presentes outras autoridades políticas e civis e alguns Bispos de Portugal.

Um coro formado por 30 crianças da Academia de Santa Cecília deu as boas-vindas a Bento XVI, cantando o hino oficial da visita, que tem como lema "Contigo caminhamos na esperança". O Pontífice permanece em Portugal até o dia 14, visitando Porto, Lisboa e Fátima.

O Papa é acompanhado por uma comitiva de 29 pessoas, incluindo o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Cardeal português José Saraiva Martins, e o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

O Papa deixou o local em papamóvel, seguindo para a Nunciatura Apostólica, onde permaneceu por poucos minutos.

De lá, seguiu para o Mosteiro dos Jerônimos, onde foi realizada a cerimônia de boas-vindas, com a execução dos hinos de Portugal e da Santa Sé, salvas de canhão e honras militares. Acompanhado pelo Patriarca, o pontífice visitou brevemente o Mosteiro, detendo-se em oração na antiga igreja de Santa Maria de Belém.

FONTE: CANÇÃO NOVA
MARCADOR: PAPA BENTO XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!