sábado, 15 de maio de 2010

XVI CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL



Objetivo do Simpósio de Bioética é falar da defesa da vida à luz da Eucaristia

“O simpósio nos dá subsídios para enfrentarmos as nossas dúvidas e dificuldades, e isso faz com que possamos orientar os jovens com mais segurança de acordo os ensinamentos da Igreja”

Realizado pela primeira vez como parte da programação de um Congresso Eucarístico, o Simpósio de Bioética do XVI CEN tem como objetivo “falar da defesa da vida e da defesa da família à luz da Eucaristia”. É o que explica seu coordenador, padre Eduardo Peters. Para ele, o simpósio é uma grande oportunidade de “dialogar sobre a defesa da vida e da família, de mostrar ao povo, com muita serenidade e tranqüilidade, a beleza que é viver diante de Deus, na dignidade da pessoa humana e na integralidade da experiência do amor”.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presente ao simpósio, disse que as lideranças leigas, religiosas e sacerdotais devem se dedicar ao tema da defesa da vida. “Eu acredito que é um momento importante de olharmos bem os valores da vida, onde estão inseridos e como fazer com que eles sejam cada vez mais respeitados. Essa é uma prerrogativa que a Igreja tem anunciado e tem vivido, já que o próprio Jesus veio para trazer vida a todos”, afirmou.

Participante do simpósio, irmã Maria Isabel, religiosa das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em São Paulo, capital, destacou que as discussões ajudaram todos que lidam com a defesa da vida: “O simpósio nos dá subsídios para enfrentarmos as nossas dúvidas e dificuldades, e isso faz com que possamos orientar os jovens com mais segurança de acordo os ensinamentos da Igreja”.

Por Paulo Victor Chagas
A 16ª edição do Congresso Eucarístico Nacional é o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese da capital do Brasil – comemorado no dia 21 de abril. A programação do congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

O evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do país. A entrada para a maioria das atividades é franca. Somente os Simpósios Teológico e de Bioética, que acontecem no Centro de Convenções, serão restritos a um número determinado de vagas, com taxa de inscrição e programação específica.

As grandes celebrações eucarísticas acontecerão na Esplanada dos Ministérios. Outros eventos, também abertos ao público, terão lugar no Parque de Exposições da cidade e no complexo Cultural da República. A coordenação do CEN 2010 espera um público de cerca de 300 mil fiéis durante os três dias de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!