A mensagem de que Jesus ressuscitou dentre os mortos depois de entregar sua vida por amor a toda a humanidade é a primeira “boa notícia” que os discípulos são chamados a anunciar pelo mundo afora, conforme nos afirma o evangelho deste domingo da Ascensão.
No entanto, o anúncio pascal não se limita a proclamar que Jesus está vivo na história. Espera também que cada pessoa se abra ao seu Espírito para acolher e vivenciar os valores do reino, entre os quais o amor, o perdão, a justiça, a fraternidade, a partilha e o respeito às pessoas.
No decorrer dos séculos, a Igreja preocupou-se em levar a mensagem de Jesus a todos os povos e de todos os modos possíveis. Nas últimas décadas, com o avanço das tecnologias, os meios de comunicação passaram a ser um campo urgente e desafiador, pois cada vez mais são decisivos na formação da cultura em que vivemos.
Consciente dessa realidade e tendo presente o Ano Sacerdotal, Bento XVI publicou a mensagem para o dia mundial das comunicações, que hoje celebramos à luz do tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da palavra”. O papa pede que os sacerdotes não percam a oportunidade de usar as novidades das tecnologias da comunicação, de modo especial a internet, para reunir o povo de Deus e tornar Cristo vivo e atual em nossa realidade.
Evidentemente, o compromisso com a evangelização é também de todos os cristãos. Com base em sua experiência pessoal do Ressuscitado, cada um é chamado a levar a boa notícia ao “continente digital” onde, diariamente, milhões de pessoas buscam, entre outras coisas, contatos, informações, conteúdos e entretenimento. Que por meio das redes digitais possamos construir uma sociedade justa, solidária e edificada nos valores cristãos, que repercutam em todas as relações humanas.
Pe. Valdir José de Castro, ssp
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"
MARCADOR: LITURGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!