terça-feira, 30 de dezembro de 2008

RESUMO DA HOMILIA DE DOMINGO - 28/12/2008 - MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA

O Evangelho nos diz que o Menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Padre Rodrigo nos levou a refletir sobre a família como um espaço de crescimento e formação do homem.

Jesus crescia e se desenvolvia no seio de uma família. Maria e José eram responsáveis por aquele ambiente onde Jesus seria formado como homem.

Na segunda leitura São Paulo nos fala: Mas, sobretudo amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vinculo da perfeição.

Muitas vezes nos preocupamos em trabalhar muito, dar o melhor para os nossos filhos, proporcionar coisas incríveis para a vida deles e nos esquecemos do que é essencial. O convívio, a experiência do carinho, do abraço, do olhar, do aconchego, das brincadeiras, da percepção das alegrias e dificuldades deles. O Papa nos diz que os filhos têm direito à presença dos pais.

Neste ambiente de família é que se constrói o caráter de um homem. A formação, os princípios, os valores, são ensinamentos para toda uma vida. O exemplo visto e percebido pelas crianças serão referências da sua história.

Penso que refletir sobre este tema “família” logo depois do Natal é de grande sabedoria. No Natal realizamos o encontro de nossos familiares e nestes dias não só o amor aflora, mas também as diferenças. São Paulo nos diz: revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente.

A família é um terreno fértil para o crescimento como cristão. Pois sempre temos aquelas pessoas que são expressão do carinho de Deus por nós e há também aquelas em que precisamos ser a expressão da misericórdia do Pai.

Buscar o que é essencial, formar homens e mulheres e prepará-los para um mundo mais humano e responsável. Sermos filhos e filhas amorosos e compreensivos com nossos pais. Analisar o que de melhor recebemos deles, reconhecer, ter um coração agradecido e retribuir com amor, dedicação e gratidão. Não julgá-los, mas amá-los incondicionalmente e naquilo que por ventura não foi bom, buscar com a ajuda de Deus a sabedoria para fazer diferente.

Não desperdiçar essa convivência que nos aproxima do Divino, que nos faz co-autores da vida e buscar com toda a nossa força, sermos filhos e filhas, pais e mães melhores, por nós e por aqueles que Deus nos confiou.

RIVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!