quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUEM É O MAIS IMPORTANTE

Mt 18,1-5.10
Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: - Quem é o mais importante no Reino do Céu? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim. - Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu.



Comentário do Evangelho

O maior deve ser o menor

Os discípulos de Jesus, oriundos do judaísmo, formados na expectativa messiânica do Primeiro Testamento, esperavam dele a tomada do poder político. Para eles, o Reino anunciado por Jesus seria um reino teocrático, isto é, com fundamentos religiosos, a ser implantado aqui na terra, com sede em Jerusalém. Preocupam-se, assim, sobre quem seria o maior neste reino. Jesus insiste na inversão de valores que prevalece em seu Reino. A busca de poder é rejeitada, vigorando a igualdade, a humildade, e a disponibilidade, como entre as crianças. O apelo ao acolhimento à criança, ao pequenino, ao marginalizado, nos desperta para o escândalo da realidade hoje, em que a grande multidão dos pobres, humildes e pequeninos, está excluída do usufruto dos bens da criação, passando necessidades. Deus se inclina, com um amor preferencial, sobre estes pobres, manifestando sua vontade de integrar a todos em uma comunhão de vida plena. Em comunhão com Jesus, somos chamados à solidariedade com os mais excluídos, empenhados na construção do mundo novo possível.



Oração

Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.



Leitura

Ex 23,21-23



SalmoSalmo 91(90) Sua fidelidade te servirá de escudo e couraça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!