segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A IGREJA EM MOVIMENTO: SÍNODO DOS BISPOS EM ROMA

PALAVRA DE DEUS

Acontece em Roma, de 05 a 26 de Outubro, XII Assembléia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá o tema: “ A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
A palavra Sínodo tem sua origem no idioma grego – sýnodos - e quer dizer “caminhar juntos”, e este é o 2º convocado no pontificado do Papa Bento XVI, sendo o primeiro realizado em Outubro de 2005 sobre a “ Eucaristia”
Este Sínodo, sinaliza a atenção da Igreja com a eficácia da mensagem de Deus. A leitura da Bíblia, fonte de ensinamento Divino ao Povo de Deus, tem sido estimulada ao longo dos tempos, e a Igreja tem como missão, facilitar, aclarear a compreensão da mensagem salvífica encontrada em suas linhas. Contudo, ocorrem distorções na sua interpretação, que tomada fora de contexto, gera equívocos que distanciam a mensagem dos seus reais objetivos.
A Igreja põe de sobreaviso fiéis e pastores, não só sobre o fundamentalismo, mas também sobre as chamadas "leituras ideológicas" da Bíblia. Com objetivo de analisar a atuação missionária e nortear as estratégias da ação evangelizadora através da leitura orante da Bíblia, o texto fala de "pré-compreensões rígidas de ordem espiritual, social e política, ou simplesmente humanas, sem o suporte da fé".
O Cardeal D. Odilo Scherer, um dos 3 presidentes delegados para XII Assembleia do Sínodo dos Bispos, defende que é preciso “divulgar mais a Palavra de Deus, quer pela difusão mais abundante da Bíblia, a promoção da sua leitura e estudo, quer também pela difusão de métodos populares de leitura e reflexão bíblica, como a leitura orante da Bíblia e os círculos bíblicos”.
Elevemos a Deus, nossas súplicas e louvores para que o objetivo desse encontro seja plenamente alcançado e que seus resultados sejam percebidos pelo Povo de Deus através de um maior estímulo e assiduidade à leitura da Bíblia e maior empenho na execução do Projeto de Jesus.

Jose Alberto Pereira
Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!