quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bate papo







Ir. Raquel - Vice Diretora da FATEA.

O Informativo Magnificat bateu um papo descontraído com a Vice Diretora da FATEA , Ir. Raquel e traz pra você, nosso fiel amigo leitor, um lado diferente do dia-a-dia de uma Consagrada ao Senhor Jesus. Um lado peculiar, que você talves nunca viu. E pra você jovem, que quer escolher uma vocação, saiba como discernir sobre esta decisão tão importante na sua vida e aprenda como fazer.

Irmã Raquel de Godoy Retz, nasceu em Santos, Litoral Sul de São Paulo. Filha de Srª. Regina e de Sr. Henrique(in memoriam). Tem dois irmãos, Henrique e Marcelo. É Vice Diretora da FATEA - Faculdade Teresa àvila e ajuda na coordenação do colégio Santa Teresa. Pertence a Congregação Filhas de Maria Auxiliadora - F.M.A, tendo como fundador o Salesiano São Dom Bosco e como co-fundadora Santa Maria Domingas Mazarello. Sua congregação tem como carisma (força ou dom conferido por graça divina) a educação e cuidar dos jovens, mulheres e sobretudo, das crianças.Irmã Raquel é psicóloga, formada em São Paulo. Está em Lorena a cinco anos e gosta muito desta relação de proximidade com os jovens. Sempre estudou e sempre militou na área da educação.
Reside em uma casa localizada nas dependências da FATEA, junto com oito irmãs, sendo muito mais que uma comunidade, formam uma verdadeira família.
O dia-a-dia de uma Consagrada divide-se em suas orações comunitária, individuais e para o trabalho. Pela manhã, fazem uma oração mais longa agradecendo pelo despertar do dia, fazem a meditação da Palavra, rezam na hora do almoço e no resto do dia realizam seus afazeres diários na faculdade, e no fim do dia, vão a missa, na Capela da faculdade. Domingo, dia do Senhor, gosta de ler e dedicam-se mais nas suas orações. Em relação a vida religiosa, não se têm férias, ela é constante, é uma opção de vida. Porém, no trabalho é registrada normalmente, têm férias e goza de todos os direitos, como qualquer outro trabalhador. Também enfrenta problemas, como todo mundo, porém possue maior facilidade de lidar com eles, tem um equilibrio maior para suporta-los e resolve-los, pois acreditam que Deus está no controle de tudo!
Sobre o momento de sua escolha para a vida religiosa , Ir. Raquel, sempre fora de igreja e sempre quis assumir um papel mais concreto com a igreja e acima de tudo, com Deus. Namorou, se formou, porém, sentia que algo faltava, foi quando o chamado ecoou mais forte dentro dela, até que resolveu conhecer o carisma e o estilo de vida da congregação.è como se fosse um namoro, onde se conhece bastante, para depois se casar. Neste caso, o sim é para Deus.
Antes de assumir qualquer compromisso e de escolher uma congregação, ela pensou em muitas coisas importantíssimas em sua vida, pois esta decisão deve ser concreta, sincera, onde quem a toma, deve estar ciente de todas as renúncias que a vida religiosa nos pede, para nos dedicarmos de corpo e alma, naquele "sim", que é o sim para o nosso Deus. Dentre as coisas que Ir. Raquel pensou foi no carisma que aquela congregação adotou, ela não queria ficar tão distante de sua família e escolheu uma congregação que a permitisse ficar pertinho dos seus e que valorizasse a família, nossa primeira igreja, que tivesse a educação como uma de suas prioridades, pensou na proximidade da congregação e o uso ou não do habito (edumentária que algumas freiras usam em suas congregações).No caso da Ir. Raquel, a congregação que ela escolheu não adotou o uso do hábito, pois ela queriam estar perto dos jovens, mostrar-lhes que ela era igual a eles, mesmo sendo freira poderia entendê-los, ajudá-los. As irmãs da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora, usam roupas comuns, jeans, camiseta, porém, algo as caracterizam como freira, o uso de um belíssimo crucifixo, com as iniciais F.M.A - Filhas de Maria Auxiliadora, a sua congregação. Este mesmo crucifixo é usado por todas as irmãs desta congregação, presente no Brasil todo e também em algumas partes do mundo. Quem escolhe a vida religiosa como estilo de vida, sabe que ele tem por missão evangelizar. Evangelizar por muitos lugares, para pessoas diferentes, pois esta é a sua missão, a missão que o próprio Jesus nos pediu. E em relação a transferências, ou seja, remanejar as irmãs para outras cidades onde a congregação Filhas de Maria Auxiliadora desenvolvem este trabalho na área social e na educação, isto depende da necessidade. Antes de serem transferidas, tudo é muito discutido internamente, afim de que possa haver um concenso, até pelo estilo de gestão que esta congregação adota, o que as impõe é a necessidade do outro. Uma das paixões da Ir. Raquel é a leitura e é torcedora do Santos Futebol Clube!
Ir. Raquel termina este agradável bate papo deixando um recado para os jovens:
" Acho que muitos jovens pensam em Vocação, porém poucos tem a coragem de ir conhecer...Ir conhecer não é assumir um compromisso. Ele é o grande responsável pela sua felicidade. A felicidade não é como a chuva que cai do céu... Ele tem que ir busca-la..."
Entrevista concedida a Alexandre - PASCOM

Algumas frases da Ir. Raquel

"... A vida religiosa não esclui você dos problemas, das dificuldades..."
"... Cada um têm um chamado... Eu sempre fui de igreja... Mas têm uma hora que temos que assumir um compromisso concreto ..."
"...Quando você faz uma opção de vida, trabalhar com jovem, você está construindo o Reino que Deus sonhou e você sonhou junto..."
"...Quando você escolhe a vida religiosa devemos pensar muito no Carisma...Quando você escolhe uma congregação aos poucos você descobre que isso é uma missão - a sua missão..."
"...A educação é a formação integral do ser humano..."
" ...Trabalhar próximo de Deus, se faz um trabalho com..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!