terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bispos refletem sobre o anúncio da Palavra de Deus no mundo

Hoje, 7, foi o terceiro dia de trabalho para o Sínodo dos Bispos sobre o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Pela manhã, a XII Assembléia Geral Ordinária fez a primeira votação para eleger os oito membros da Comissão para a mensagem final do Sínodo. Para guiar esta comissão, o Papa escolheu o Arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, a quem se juntará ainda um vice-presidente. Em seguida, começou o debate geral.
No intervalo dos trabalhos, Bento XVI recebeu os membros da United Bible Societes, cujo secretário-geral, o Reverendo Miller Milloy, está presente no Sínodo como convidado especial.

Eles trouxeram um presente especial para o Papa: uma versão poliglota da Bíblia. E por vontade do Santo Padre, disse o secretário geral do sínodo, Monsenhor Nikola Eterovic, uma cópia do volume, será dada a todos os participantes da Assembléia, incluindo peritos e auditores.
Esta manhã foi marcada por reflexões, entre as principais, a do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio dos Cardeais, que ressaltou a grande presença do purpurado no Sínodo: "uma bela forma de integração e cooperação", disse ele, incluindo dois organismos chamados ajudar o Pastor da Igreja Católica.
Em muitos relatórios, o tema principal foi a necessidade de encontrar novos instrumentos para a divulgação e valorização das Sagradas Escrituras. Como fez o Arcebispo de Camberra, Mark Coleridge, que já sugeriu a formação de um Diretório Geral para homilias, a fim de que pregação seja inspirada na experiência universal da Igreja, sem esquecer as particularidades da Igreja local.
Por sua vez, o Cardeal Peter Erdö, presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, chamou a atenção para os perigos criados pelas publicações mais sensacionalistas que científicas, como o evangelho apócrifo de Judas. Escritos que, segundo ele, podem confundir fontes confiáveis e não confiáveis sobre a história de Jesus Cristo.
O secretário especial do Sínodo, Dom Laurent Mosengwo Pasinya, falou sobre os riscos que as seitas representam. "A doutrina das seitas é geralmente baseada sobre uma interpretação fundamentalista das Escrituras Sagradas", disse ele.
"É necessário, portanto, recorrer a critérios interpretativos estáveis, como a adesão à tradição apostólica e a coerência com toda a Escritura. Critérios que protegem de uma interpretação subjetiva e fundamentalista da Palavra de Deus", concluiu o Presidente da Conferência Episcopal do Congo".
Fonte: C.Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!