segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O RICO SEM JUIZO

Lc 12,13-21

Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus:
- Mestre, mande o meu irmão repartir comigo a herança que o nosso pai nos deixou.
Jesus disse:
- Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês?
E continuou, dizendo a todos:
- Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
Então Jesus contou a seguinte parábola:
- As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: "Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: 'Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.' " Mas Deus lhe disse: "Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?"
Jesus concluiu:
- Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.

Comentário do Evangelho

A parábola do homem rico

Jesus rejeita a função de mediador em uma questão de partilha de herança. Não fica na casuística, mas vai ao fundo da questão: a ambição da riqueza. Dirige-se, não só ao homem que o procurou, mas a todos, prevenindo-os contra a ganância. Toda acumulação de bens, a partir do trabalho de outros, é injusta, e inaceitável. Mesmo que a posse de bens acumulados seja resultado de uma herança, tal posse não pode ser o sentido da vida. Com a parábola do homem rico que armazenou a abundante colheita Jesus mostra a tolice daquele que busca sua segurança na riqueza. É a solidariedade e a partilha com os mais necessitados que nos levam à comunhão de vida eterna com Jesus e com o Pai.


Oração
Pai, preserva-me do apego exagerado às riquezas, as quais me tornam insensível às necessidades do meu próximo. Que eu descubra na partilha um caminho de salvação.

Leitura
Ef 2,1-10

Salmo
Salmo 100(99)
O Senhor é bom, eterno é seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!