sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A PAZ COM O INIMIGO

Lc 12,54-59

Jesus disse também ao povo:
- Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: "Vai chover." E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: "Vai fazer calor." E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?
E Jesus terminou, dizendo:
- Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.

Comentário do Evangelho

Os sinais dos tempos

Jesus procura estimular a capacidade de discernimento de cada um a partir de dois sinais da natureza, reconhecidos pelo senso comum: a nuvem que prenuncia a chuva e o vento que prenuncia o calor. A partir do senso comum, Jesus procura suscitar uma avaliação do tempo presente. "Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?". Este questionamento é contundente e atual. O povo, bombardeado pelas mensagens interesseiras dos meios de comunicação, controlados pelos poderosos, e criado na cultura tradicional ideologizada a favor da manutenção da ordem estabelecida pelo sistema opressor, perde sua capacidade de julgar o que é justo. A palavra e a prática de Jesus levam o povo a se libertar da ideologia opressora e a começar a pensar por si mesmo, fazendo seu juízo crítico sobre a realidade que vive. Ás comunidades dos discípulos cabe a continuidade dessa missão libertadora. No convívio das comunidades do Reino é fundamental a busca da reconciliação.

Oração
Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

Leitura
Ef 4,1-6

Salmo
Salmo 24(23)
Do Senhor é a terra com o que ela contém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!