domingo, 26 de outubro de 2008

O MANDAMENTO MAIS IMPORTANTE


Mt 22,34-40

Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca. E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:
- Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
- "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente." Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.

Comentário do Evangelho

O mandamento do amor


Esta narrativa do evangelho é encontrada nos três sinóticos. Em Marcos e Mateus ela se articula com a fala de Jesus sobre o casamento e a ressurreição, confundindo os saduceus que o questionavam. Lucas, por sua vez, usa esta narrativa como introdução à sua parábola do "filho pródigo" (cf. 6 out.). Na narrativa de Marcos, que é a mais antiga, o diálogo entre Jesus e o fariseu se faz de maneira pacífica. Nesta narrativa de Mateus, a pergunta sobre o maior mandamento é feita por um doutor da Lei, a Jesus para tentá-lo (experimentá-lo). Os peritos da Lei haviam listado 613 mandamentos (365 negativos e 248 positivos), que eram atribuídos a Moisés, porém que, na realidade, foram incorporados à Lei, ao longo da história de Israel. No seu bojo a Lei continha elementos que favoreciam as classes dominantes, a corte real ou as elites religiosas. O caráter divino atribuído à Lei respaldava, assim, estes interesses. Por influência do movimento profético, encontravam-se, também, na Lei textos que defendiam os pobres e excluídos (primeira leitura), expressos nas categorias do estrangeiro, do órfão e da viúva. Jesus com freqüência referiu-se à Lei como superada e às vezes contraditória com o seu projeto de libertação e vida para todos homens e mulheres. A novidade de Jesus é como um pano novo que não pode servir de remendo para roupa velha (Mt 9,16-17). A Lei e os Profetas até João! Daí em diante a Boa Nova do Reino de Deus (Lc 16,16).
Era comum entre os doutores da lei a discussão sobre qual seria o principal mandamento. Muitos tinham a opinião que o principal era o mandamento da observância sabática. Nos conflitos com Jesus vê-se que um dos pontos de atrito era o fato dele ferir esta observância sabática. A originalidade da resposta de Jesus está em unir dois importantes mandamentos da tradição: o amor a Deus e o amor ao próximo.
Comumente se considera que amar a Deus consiste na prática de cultos e observâncias religiosas ou ascéticas. Ao contrário, Jesus coloca o amor de Deus exprimindo-se concretamente no amor do próximo, que se iguala ao amor de si mesmo. Este amor, do qual o apóstolo Paulo foi testemunha (segunda leitura), é o amor que gera vida a alegria nas comunidades.

Oração
Pai, grava no meu coração o mandamento do amor a ti e a meu semelhante, de modo que toda a minha ação encontre seu sentido nesta dupla fidelidade.

Leitura
Ex 22,20-26
1Ts 1,5c-10

Salmo
Salmo 18(17)
Eu te amo, Senhor, minha força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!