quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O EMPREGADO FIEL E O EMPREGADO INFIEL

Lc 12,39-48

Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.
Então Pedro perguntou:
- Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos?
O Senhor respondeu:
- Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão.
- O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.

Comentário do Evangelho

Jesus fala em parábolas

Estas duas parábolas comparativas são estimulantes a partir da expectativa da expectativa da volta do Senhor. A primeira, sobre o dono da casa e a vinda do ladrão, é dirigida aos discípulos em geral, que devem estar atentos, vigiando, isto é, zelosos em praticar a vontade de Deus. A segunda, sobre o servo que cuida da criadagem do senhor, é dirigida àqueles que têm a missão de conduzir a comunidade. É provável que ela fosse inicialmente dirigida aos fariseus, aplicando-se, em seguida, aos líderes das comunidades de discípulos de Jesus. Todos devem assumir com humildade suas responsabilidades, estando atentos às necessidades dos irmãos, sem impor ou dominar os demais.

Oração
Pai, leva-me a tomar consciência de que muito será exigido de mim, pois muito me foi dado. Que minha vida seja compatível com minha condição de discípulo do teu Reino.

Leitura
Ef 3,2-12

Salmo
(Sl)Is 12,2-6
O Senhor é a minha salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!