terça-feira, 14 de outubro de 2008

Papa Bento XVI fala sobre o valor da exegese bíblica

O Papa Bento XVI fez uma colocação surpresa sobre o valor da exegese* bíblica no Sínodo Geral dos Bispos em andamento no Vaticano, sobre o tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

Com um discurso escrito que durou oito minutos, o Papa sublinhou os riscos que a Igreja corre com uma leitura positivista e seculiarista da Sagrada Escritura e, ressaltou a necessidade de uma estreita relação entre exegese e teologia.

O Santo Padre falou da relação entre a hermenêutica** da fé e a hermenêutica secular, e destacou que o método histórico crítico continua sendo importante e está em discussão dentro desta corrente.

Bento XVI tomou como ponto de referência para sua reflexão a Constituição Dogmática Dei Verbum, um dos principais documentos do Concílio Vaticano II, que versa sobre a revelação divina.

Antes do pronunciamento do Papa, foram recordados alguns dos mártires da violência contra os cristãos no Iraque. Um momento que suscitou profunda emoção entre os padres sinodais.

Dom Faraj Rahho, Pe. Raghid Ganni, outros dois sacerdotes e seis jovens foram as últimas vítimas da violência no Iraque. Seus nomes foram lidos com voz comovida, esta manhã, na Sala do Sínodo.

O Cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, voltou a falar sobre os jovens sublinhando a necessidade que eles têm de um testemunho vivo, por parte dos adultos, da Palavra de Deus na vida cotidiana.

Os trabalhos desta manhã foram encerrados com os pronunciamentos dos 37 auditores participantes da Assembléia Sinodal. Muitos deles foram interrompidos com os aplausos da assembléia, sobretudo quando ressaltaram a importância do papel dos catequistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!