terça-feira, 14 de outubro de 2008

JESUS, OS FARISEUS E OS MESTRES DA LEI

Lc 11,37-41

Quando Jesus acabou de falar, um fariseu o convidou para jantar na casa dele. Jesus foi e sentou-se à mesa. O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer. Então o Senhor disse a ele:
- Vocês, fariseus, lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade. Seus tolos! Quem fez o lado de fora não é o mesmo que fez o lado de dentro? Portanto, dêem aos pobres o que está dentro dos seus copos e pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês.

Comentário do Evangelho

As ações de Jesus

Os evangelistas frequentemente usam um estilo literário sintético e próprio para exprimir as ações e as mensagens de Jesus. Neste texto de Lucas isto pode ser percebido. Jesus está falando às multidões, um fariseu o convida para jantar em casa, pondo-se à mesa Jesus não lava as mãos, o fariseu se escandaliza, e Jesus lhe dirige uma contundente increpação genérica. Ao pé da letra esta narrativa teria pouca viabilidade. Com este texto Lucas procura instruir as comunidades sobre a prática comum de Jesus em advertir e esclarecer seus discípulos quanto aos desvios e à incoerência da doutrina dos chefes religiosos de Israel, fariseus e escribas. Lucas escreve em um contexto de forte conflito entre os cristãos e os fariseus líderes das sinagogas, na década de oitenta.
A Deus não interessa as purificações externas rituais. Estas foram criadas para dar boa consciência aos líderes religiosos. O que agrada a Deus é um coração puro, libertado das ambições e maldades, que transborda em atos concretos de amor aos irmãos. A última frase é de difícil interpretação. Mas percebe-se seu sentido. É a prática da partilha (esmola) que leva à pureza de todo seu ser.

Oração
Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me tornam incapazes de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.

Leitura
Gl 5,1-6

Salmo
Salmo 119(118)
Senhor, não me abandones jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!