sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMÍLIA - SEXTA-FEIRA, 24/08 - DIÁCONO NEY GUIMARÃES


TEMA: FAMÍLIA GERADORA DE UMA SOCIEDADE JUSTA E FRATERNA

                Temos sempre muitas oportunidades para fazermos reflexões, aqui em nossa Paróquia, sobretudo, em se tratando de Família.

            Nesta Semana especialmente, totalmente dedicada à Família, pudemos refletir sobre vários temas, ocasionando a cada um de nós uma oportunidade para rever, analisar a maneira de ser, o jeito de viver de nossas famílias.

            Aqui, somos todos famílias! Pais e mães, esposo e esposa, filhos e filhas, irmãos e irmãs... Famílias!!!

            Olhando para tudo o que ouvimos nestes dias, podemos perceber que temos muitas imperfeições, falhas, desencontros... Temos a sensação de que a Família de hoje está doente, diante de tantas coisas que nos surpreendem, ou que acontecem em nossos lares! A família enfrenta muitas crises, passa por muitas dificuldades, necessita de cuidados...!

            Sonhamos muitas vezes com uma família mais unida...! Mais ajustada! Mais perfeita! Mas, nossa realidade é diferente!

            Entretanto, se tivermos um coração mais manso e humilde, simples e amoroso, e formos capazes de olhar nossa família com o olhar de Jesus, certamente, muita coisa poderá mudar em nossos lares! Haveremos de ter uma família que se aproxime mais da família de nossos sonhos!

            Nossos filhos e netos são hoje e serão a sociedade justa e fraterna de amanhã! Como é que encaramos esta realidade?

            Se nossas famílias estão doentes ou carentes, necessitando de algo que faça REVIVER, é necessário, então, BUSCAR! Abrir-se para o novo! Há necessidade de mudança! De nada adianta refletirmos, ouvirmos, percebermos nossas falhas, e continuarmos com os braços cruzados.

            O empenho precisa ser de todos, mas, especialmente dos Pais (Pai e Mãe), pois são eles os principais responsáveis pela formação da Família, e é a Família a primeira escola de afetos, o berço da vida humana, onde o mal pode ser enfrentado e superado. A Família ainda é a esperança da Humanidade! E a Humanidade somente terá um futuro humano e digno, se os nossos filhos forem educados para a generosidade, o acolhimento, o serviço, a solidariedade, a paz..., virtudes que são tão importantes para a qualidade humana de sua vida.

            É preciso retomar alguns valores, sobretudo os valores cristãos, tão necessários ao ser humano.

            - Conversar - Expor - Corrigir (sem gritos ou alterações)  -  Chamar à responsabilidade!

            - Saber dizer “Obrigado”, “Por favor”, Desculpe”.

            - Emprestar as próprias coisas; prestar atenção às necessidades e às emoções do outro; acabar com a violência em casa; saber perdoar...

            São todos gestos simples, mas, capazes de fazer a diferença e iniciar um caminho de mudança! É tempo de recomeçar uma vida nova!

            - Oração! Oração em Família!

            - EUCARISTIA: (Para os pais e para os filhos!) – Alimento de todos!

            - Falar do valor da Eucaristia na vida de um ser humano. O que ela é capaz de fazer em nossa vida. Ela cura e transforma a cada um de nós!

            Podemos ter a certeza de que se dermos alguns passos amorosamente e com bondade, em nossos lares, muita coisa será transformada. Não adiantam as pancadas ou gritaria, pois isto só leva ao desamor...!

            Há muitas famílias que frequentam nossa comunidade, e ouvem! Se a Eucaristia ou a Palavra de Deus se tornar o seu alimento, certamente, estas famílias conseguirão gerar uma sociedade justa e fraterna, onde reviveremos o que ouvimos dos primeiros cristãos: “VEJAM COMO ELES SE AMAM!”

            A Palavra do Senhor é para nós tão antiga, e ao mesmo tempo tão atual!

Na 1ª carta de São Paulo aos Coríntios, cap. 12 e 13, lemos algo que nos é muito importante e atual: “...quero mostrar a vocês um caminho sobretudo mais excelente...  O amor é paciente, é bondoso.. não é arrogante, nem orgulhoso...tudo desculpa...tudo espera... O AMOR JAMAIS PASSARÁ!” E, neste caminho do AMOR, conseguiremos formar uma sociedade justa e fraterna. Coragem, disse Jesus, EU venci o mundo!

Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!
Santa Gianna, rogai por nós!

Diác. Ney Guimarães

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!