quinta-feira, 23 de agosto de 2012

QUINTA-FEIRA, QUARTO DIA DA SEMANA DA FAMÍLIA

TRABALHO, DESAFIO PARA A FAMÍLIA

Guardem esta frase: “a medida da vida, não é a sua duração, mas a sua doação é o que eu ofereço na vida e não o que eu recebo nela”
 As pessoas tem a seguinte compreensão: se querem saber sobre dinheiro e sucesso e de como serem bem sucedidas na vida, devem ler revistas como: Dinheiro, fortuna, valor econômico ou qualquer outra do gênero.

Mas se querem saber sobre amor e paz, céu e inferno, devem ler a bíblia, mas sabe, necessariamente as coisas não são assim. Você sabia que Jesus falou mais a respeito de nossas posses materiais, do uso do nosso tempo, do uso dos nossos talentos, que qualquer outro assunto? E ainda que, das 38 parábolas que Jesus contou, 19 dizem respeito a maneira de como devemos utilizar nosso dinheiro, nossas propriedades, o nosso tempo e nossas habilidades?

Então nos perguntamos:

Por que tanta informação sobre dinheiro, sobre talento na bíblia? Não pertence o dinheiro ao mundo profano e não sagrado? A verdade é que de certa forma o dinheiro fala.

- fala quem somos
- fala de nossa motivação
- revela nosso caráter
- revela o que de fato é importante para nós.
                                                                                                               
Alguém me disse: dê um talão de cheques de a uma pessoa por cinco minutos e eu direi o que é importante para ela. Mas o que tudo isso tem a ver com o nosso tema de hoje? “Trabalho, desafio para a família”?  É que vamos tratar hoje justamente das motivações que levam ao trabalho. Em alguns casos, ambos os cônjuges colocam sua felicidade exclusivamente no acúmulo de bens materiais, muitas vezes abrindo mão do convívio familiar e transferindo para outros a tarefa de educar e formar seus filhos, se esquecendo de que a família é a 1ª escola para o trabalho e gratuidade. Certos valores, nossos filhos jamais aprenderão na escola.

Tentando evitar sofrimentos para nossos filhos, muitas vezes criamos filhos incapazes de assumirem num futuro próximo, suas responsabilidades.

Concluímos então que o trabalho é uma maldição e que Jesus odiava os ricos?

Com certeza que não. Jesus teve muitos seguidores ricos e não pediu a todos que vendessem tudo que tinham, mas somente àquele jovem porque Jesus sabia da idolatria que estava em seu coração.

Deus nos chama para sermos cooperadores. O preguiçoso em nada contribui para a obra do Senhor. Muitos dos que aqui se encontram, tiveram que fazer em algum momento de suas vidas, uma escolha difícil, como eu também já tive que optar por uma vida mais simples em nome de um bem maior. O grande apóstolo Paulo disse em uma de suas cartas que se tivermos o que comer e vestir deveríamos estar satisfeitos, mas muitas vezes Deus nos presenteia com provisões além da nossa necessidade para que assim possamos administrar para um bem comum, para a honra e glória de Deus.

Equilíbrio: esta é a formula para o desafio do trabalho. Partilharmos tudo em família: o orçamento do mês, as horas de lazer e todos os membros da casa devem participar dos trabalhos domésticos e não somente as mulheres, uma vez que nós mães – mulheres também cooperamos com o orçamento financeiro da casa; tendo uma dupla jornada, igual e as vezes maior que de seu cônjuge.

Exemplos: esta é a fórmula para o desafio da educação dos filhos. Tenho cinco filhos, quatro deles tem pouca diferença de idade. Quando eram pequenos, lembro-me de passar horas sentada com eles ensinando-os a rezar e acho que eles nem se lembram da metade das orações que lhes ensinamos, porém um outro dia, sentei-me para rezar o terço e minha filha de apenas seis anos, sentou ao meu lado e me entregou um lápis e uma folha pedindo-me: “escreve ai mamãe o nome de meus amiguinhos”, e nós fizemos uma lista que para mim parecia interminável. Quando acabamos ela sentou-se e rezou comigo o terço inteiro por cada nome naquela lista, sem que eu a tivesse chamado para rezar; para lhe ensinar uma oração.

O trabalho é a maneira como Deus nos dá a provisão de que precisamos. Para que Deus possa nos reconhecer e ter certeza de que Ele é tudo em nossa vida.

 SANTA GIANNA E SAGRADA FAMÍLIA,
ROGAI POR NÓS

BERÊ
PASTORAL FAMILIAR
PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!