quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMÍLIA - QUARTA-FEIRA, TERCEIRO DIA

A FAMÍLIA E A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES

Jesus, Maria e José , modelo da família Cristã. Esta afirmação é mais que conhecida. A igreja nos últimos anos tem tocado nessa tecla com muita insistência, ao mesmo tempo tem defendido a família como realidade constituída por um homem, uma mulher e filhos.
A família cristã tem o seu modelo na família de Nazaré, vivendo perto de Deus, ao lado de Deus e ao lado dos demais com fé, alegria, amor, caridade, obediência e humildade.
Imagine uma coisa que talvez pareça um absurdo. Se São José não fosse um homem de fé e de fortaleza humana, teria entrado em uma grande depressão. Desposado de Maria, ainda não vivendo juntos, de repente fica sabendo que Maria estava grávida. Um anjo lhe apareceu e explicou o mistério. “O que nela foi concebido vem do Espírito Santo”.
José se submeteu aos planos de Deus, fica contente, e pouco tempo depois, uma nova dificuldade: terá que ir de Nazaré a Belém para alistar-se. Nasce Jesus, então teve que fugir. E lá vai José! Ele não fala nada, não protesta e obedece ao querer de Deus.
Devemos refletir e aumentar nossa consciência de que as dificuldades são bênçãos de Deus, que nos ajudam a amadurecer, nos fazem mais disponíveis, matam o nosso egoísmo e orgulho e faz crescer a caridade em nós. Tudo isso pode ser real se deixarmos que Deus trabalhe conosco e em nós.
O amor deve ser a base de toda família para a superação de todas as dificuldades. Por isso, precisamos fazer uma mudança em nosso lar, que vá além da simples mudança de móveis de lugar, e sim a mudança de que todos necessitam para ter um lar que seja um porto seguro, esta segurança não está nas grades e sim na oferta gratuita de vida, amor, fé e esperança.
A presença do pai ou da mãe marca um filho para o bem ou para o mal. Muitos pais e filhos não são resistentes às pancadas da vida, no primeiro momento das dificuldades parece ser o fim, mas Deus na sua infinita misericórdia caminha conosco na medida em que buscamos sua presença, Ele restaura em nós as forças, faz brotar em nós sentimento divino.
Quem tiver um único motivo para ser feliz, é capaz de encontrar a felicidade, mesmo que tenha tido motivos para ter esta felicidade destruída.
Circunstancias traumáticas podem tornar  você uma pessoa que apenas cumpre seu dever, mas, se você for resistente como José, transformará tudo isso em motivos de fortificação no amor e perdão.
Devemos vive sempre no equilíbrio aprendendo a descobrir o prazer até quando se está fazendo o dever.
Há uma onda de mau humor varrendo o mundo e onde há mau humor, há mau amor.
O mesmo acontece com as nossas famílias. É preciso desenvolver o humor, a alegria e o amor. A alegria de jantar na mesma mesa, passear juntos, colocar seus filhos no colo, mesmo que sejam maiores que você, e tanto nas horas alegres como nas de dificuldades, conversarem, rezar, falar de Deus juntos.
Importante que paremos de colocar dificuldades em tudo.
Uma vez porque a comida está sem sal, outra porque a camisa ficou mal passada, outra porque não escutaram meus argumentos.
Nessas ocasiões fazemos de nós mesmos o centro das atenções e por isso sofremos.
Enfrentar dificuldades não justifica que queiramos mudar o rumo da nossa história ou experimentar realidades diferentes. Muitas vezes a solução do problema está em voltar pelo mesmo caminho, encontrar suas causas e resolvê-las.
Muitas das nossas dificuldades crescem porque vem contrariar as nossas vontades, fazendo viver o que não desejamos e sofremos o dobro.
Achamos que tudo deveria acontecer do nosso jeito, que pensamos ser o melhor.
Já parou para pensar por que tudo pode estar difícil hoje na sua vida? Por que insiste para que tudo aconteça do seu jeito, no seu tempo?
Quando as coisas fogem do nosso controle nós nos desesperamos e fazemos de tudo para retomar o controle da situação, na dificuldade a tempestade mais forte acontece sempre no coração. É essencial o revirar dos nossos sentimentos nesses tempos difíceis, que somamos à nossa imaginação. Sempre tendemos a aumentar o tamanho dos problemas e diminuir a confiança em Deus, resultando no abalo dos fundamentos da nossa fé. O desespero que se apodera de nós nas dificuldades não podem desviar o nosso olhar de Deus, em quem podemos nos agarrar, pois não nos deixará afundar.
Não é para conformarmos com as dificuldades, mas aprender a transformá-las em oportunidades na fé.

SAGRADA FAMÍLIA E SANTA GIANNA,
ROGAI POR NÓS!!!

SANDRA E LUIZ
PASTORAL FAMILIAR
PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA

Celebramos com muita alegria nessa noite, as bodas de prata de
Cristina e Carlos, além dos 18 anos de vida de sua
filha Thaís, providencialmente nessa semana da família.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!