segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jornada Diocesana da Juventude de Lorena

A amizade com Jesus gera compromisso 

Padre Pedro Cunha

Querida juventude da Diocese de Lorena, que alegria poder neste dia da Santíssima Trindade estarmos aqui e podermos escutar estas Palavras de Jesus “Já não vos chamo servos, vos chamo de amigos.” Toda nossa jornada está no viés deste tema.

Jesus quando disse esta frase, disse em um contexto. Ele começa dizendo assim“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”(Jo 15, 16-17)

Nós somos amigos de Jesus e Ele nos escolheu para isso. Não foi o acaso, não foi uma iniciativa nossa. Talvez para muitos isso não signifique nada, mas para nós que estamos aqui vale muito. Jesus escolheu você para ser amigo Dele, mas a questão é saber se a gente também escolheu Jesus. Você sabe que uma amizade não pode existir apenas de um lado. Não existe amizade se não existe amor de ambos os lados. Para que o nosso relacionamento com Jesus seja chamado de amizade é preciso que também da nossa parte tenha um amor.

Jesus é nosso amigo porque nos amou sem limites, nos amou ao extremo. Não foi um amor de palavras, foi um amor de atitudes e gestos concretos.

Naquelas horas que não temos ninguém por perto, como num momento de dor, ou naqueles momentos que nós caímos feio em que não tem ninguém ao nosso lado, nestes momentos nós só temos a voz dEle, o acolhimento dEle. Nosso primeiro choro é ali com Ele, nosso primeiro arrependimento é ali diante de Jesus, nosso primeiro encorajamento escutamos dEle, isto torna Jesus um amigo de verdade para a gente, mas ainda resta saber o nosso lado.

Se tudo isto torna Jesus nosso amigo, o que me torna um amigo de Jesus? Se pergunte: 'o que faz de mim um amigo de Jesus?' Não tem amizade sem atitudes concretas.

Alguns pontos neste sentido nós podemos começar a repensar. Não dá para ser amigo sem ter afinidade, não dá para ser amigo sem curtir algumas coisas com nosso amigo. Você curti aquilo que Jesus curti? Quais as suas atitudes, neste mundo, que Jesus curti? O que será que Jesus - como seu amigo - diria a seu respeito? Hoje dia da Santíssima Trindade, o que será que Jesus diria ao Pai sobre a sua amizade com Ele? 

Jornada Diocesana da Juventude de Lorena


Quantas vezes você teve vergonha de apresentar Jesus como seu amigo lá na sua escola, na faculdade, no seu trabalho? Quantas vezes o seu namoro foi mais importante do que Jesus, você trocou a sua amizade até por coisas inconvenientes e destruidoras. Quantas vezes você deixou Jesus quando as pessoas falavam mal dEle, e ali você poderia defendê-Lo e dizer: 'sim, Jesus é meu amigo!'. Quantas vezes o seu amigo ficou esperando por você e você não compareceu. Quantas vezes Ele se imolou no altar da Eucaristia e você não estava lá, você estava longe demais, estava gastando sua vida e seu tempo com coisas banais.

A gente é amigo de Jesus quando a gente sonha os mesmos sonhos que Ele, afinal de contas, nada no mundo é mais legal do que uma amizade de sonhos comuns, uma amizade onde a gente se une para atingir um objetivo comum. O amigo não é uma pessoa a parte da nosso vida, ele vive a nossa vida com a gente. Você tem os mesmos objetivos que Jesus? Ao ler o Evangelho você diz: 'isso que Jesus está dizendo é o que eu penso, é o que eu desejos' ou há uma grande diferença entre as suas ideias e as de Jesus? Para saber se você é um amigo de Jesus você deve levar isso em conta.

Imaginando que você e Jesus são amigos, uma amizade sempre produz um bom fruto. Quais são os frutos da minha amizade com Jesus? Tem um ditado popular que diz: “diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és”. A gente vê que quando uma pessoa anda com um grupo ela fica parecida com aquele grupo. Será que podemos dizer isso de você com relação a Jesus? Será que o mundo enxerga em nós este jeito de ser de Jesus? 

'O que faz de mim um amigo de Jesus?'


A vezes a nossa proximidade com Jesus é muito no ideal, nas ideias, o modo de ser que nós apresentamos nem sempre condiz com o que a gente acredita ou fala. É necessário que a gente olhe para nossa própria vida e se pergunte: 'o que comprova na minha vida que sou amigo de Jesus?'

Não tem amizade sem compromisso. A amizade de Jesus conosco gera um compromisso; e no caso de Jesus Ele se comprometeu conosco e provou a Sua amizade amando-nos numa cruz, foi até o fim no Seu compromisso conosco. E hoje a gente vê e se questiona qual o compromisso que os jovens estão tendo com Jesus. Nosso compromisso ainda é muito pouco.

A que a gente as vezes faz na paróquia um compromisso social, ajuda ali num grupo de jovens ou em um trabalho qualquer na paróquia, mas o nosso compromisso deve ser na nossa vida, de forma integral, o nosso compromisso com o mundo, de você como cristão se questionar o que você pode fazer para expressar este amor de Deus para esta humanidade.

Quantas vezes um colega de faculdade esperava uma palavra sobre Jesus e você não falou. Quantas vezes uma pessoa estava caída e esperava uma pessoa para levantá-la e você não o fez, quantas vezes Jesus esperou o seu comprometimento mas você não compareceu para falar dEle.

Se você de fato é amigo de Jesus precisa rever a sua vida e ver se existe comprometimento de verdade com Ele nas coisas do dia a dia. Jesus nos amou sem limites, tudo o que Ele podia fazer por amor a nós Ele fez, deu a Sua vida por amor a nós. Jesus nunca foi preconceituoso conosco. De todas as porcarias que você fez, quando foi que Jesus te rejeitou? Quando Jesus te deixou no chão? E quando você caiu não foi Ele que te deu forças para você se levantar? Jesus foi e será o único amigo que você pode contar nestas horas mais difíceis.

Este dia é para nós repensarmos a nossa amizade com Jesus. Pensar no tempo que nos estamos reservando para esta amizade, pois eu tenho um amigo que não é um ídolo, que não é uma figura qualquer, nós podemos dizer: 'eu tenho um amigo que é Deus!'

E um amigo a gente tem sempre um enorme prazer de andar com ele, de estar com ele. Um amigo não tem vergonha do outro, leva ele onde quer que vá. É triste ver um jovem que se esconde de Jesus, que vai para a balada e esconde o crucifixo que leva no peito porque tem vergonha de que outros descubram. Quando você está namorando, passeando, curtindo, onde está Cristo?

Quantas vezes você já se escondeu de Cristo para fazer seus pecados e, apesar disto, Ele sempre esteve lá? Este amigo não nos abandona mesmo quando nós o abandonamos.

Transcrição e adaptação: Daniel Machado

--------------------------------------------------------------

Padre Pedro Cunha 
Sacerdote da diocese de Lorena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!