quinta-feira, 9 de junho de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


6. JESUS OPTA PELO CAMINHO

Jesus optou por ser um andarilho missionário. Tem-se trabalhado pouco essa opção de Jesus pelo caminho. Até a idade de 30 anos, ele permaneceu em sua casa de Nazaré. Os evangelhos se referem a José, a Maria e a seus irmãos e irmãs que moravam nessa cidade. Mencionavam-lhes até os nomes. O primeiro Jesus se caracterizou por viver numa casa.

Em dado momento, saindo de casa não para constituir família pelo casamento, como soía acontecer então, lançou-se na vida de verdadeiro andarilho. deixou sua família e viveu sem teto. Quando Mateus afirma que ele foi morar em Cafarnaum (cf. Mt 4,13), devia ser com probabilidade a casa de Simão Pedro, onde se hospedava quando por lá andava. No Comum da vida, andejava pelas cidades a pregar o reino de Deus, a curar os enfermos, a consolar os aflitos, a acolher os pecadores.

O caminho significou para Jesus desprendimento, liberdade para dedicar-se totalmente à principal missão de mensageiro da ação salvadora de Deus. Desvinculou-se das teias normais da vida em família. Agora dispunha de si e de seu tempo para o reino. E o caminho se transformou em sua casa. Com tal vida, aproximou-se mais das pessoas marginalizadas. Naquele tempo, quem não conseguia pagar os impostos perdia as terras e era jogado na rua, encetando vida errante. Jesus terá encontrado muitos errantes e deles se compadeceu, porque experimentava vida semelhante.

Mulheres despedidas pelos maridos pelas mínimas razões, previstas nos costumes da época, também vagavam pelos caminhos. A opção de Jesus pelo caminho significou, em termos sociais, conviver com as más companhias de então. E os fariseus jogaram no rosto dos discípulos tal acusação: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores? (Mt 9,11).

J. B. Libanio, sj

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!