quinta-feira, 23 de junho de 2011

CAMINHOS DE EXISTÊNCIA


7. JESUS É O CAMINHO

Mais que optar por vida missionária no caminho, Jesus se proclama caminho, verdade e vida (cf. Jo 14,6). Santo Tomás, com perspicácia, comenta: ele é o caminho para a verdade e para a vida. Duas ideias centrais de são João. E Jesus veio ao mundo para ensinar-nos o caminho que conduz a essa verdade e vida existentes em Deus desde toda a eternidade. Aqui na terra participamos delas. Não teríamos acesso à verdade e à vida se Jesus não se nos tivesse tornado caminho para elas.

O caminho para a verdade: Pilatos pediu de Jesus uma autodefinição. Jesus não hesita em dizer que nasceu e veio ao mundo “para dar testemunho da verdade”. Escuta-lhe a voz quem se põe do lado da verdade. Em meio ao próprio ceticismo, Pilatos retrucou: “Que é a verdade?” Sai sem ouvir a resposta (cf Jo 18,37s).

Pilatos estava diante do caminho para a verdade e não o entendeu. Jesus não se interessava pela verdade grega das ideias puras nem pela verdade romana da guerra, da conquista e da dominação. 

Trazia verdade bem maior, que até hoje nos soa novidade: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Aí está tudo de que precisamos. Crer em Jesus significa segui-lo. Ao segui-lo, trilhamos o caminho da verdade.

O caminho para a vida: João identifica vida e verdade na pessoa de Jesus. Na sua última raiz divina, a verdade é vida, e a vida é verdade. Se os filósofos identificam o verdadeiro, o bem e o uno, Jesus o faz entre vida e verdade. Quem crê, isto é, assume a verdade, tem a vida eterna (cf Jo 1,15). E aqui na terra os discípulos tocaram o Verbo da vida (cf IJo, 1,1).

J. B. Libanio, sj

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!