5. PREPARAM OS CAMINHOS DO SENHOR
João Batista, na missão de precursor, faz ecoar a voz do profeta Isaías: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele” (Mt 3,3). E aparece a pessoa de Jesus. Sua vida se define por ser ele o caminho reto e direto para Deus. Os judeus do Antigo Testamento angustiaram-se em face dos dois caminhos. Sofreram fortes reprimendas de Javé, que os via se desviando do caminho da aliança. Os profetas deixaram em suspenso terríveis ameaças. O Antigo Testamento termina em pleno gênero literário apocalíptico, de previsões catastróficas do fim dos tempos.
Veio Jesus e virou o discurso. A metáfora do caminho manterá ainda alguns aspectos de admoestação. No sermão da montanha, joga com a dupla imagem da porta e do caminho: “Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!” (Mt 7, 13-14).
Jesus retorna a tradição do Antigo Testamento dos dois caminhos. Um conduz à perdição e outro à vida. Acrescenta advertência pesada: o caminho para a condenação se mostra espaçoso, enquanto o outro, para a salvação, apertado. Essa referência de Jesus levou muitos a concluir equivocadamente que a salvação se restringe a poucos e a maioria se condena. Esqueceram o gênero literário da passagem, a qual não descreve os fatos, mas admoesta. Tais palavras de Jesus podem produzir o contrário. Assim, os muitos que se enveredariam pelo largo caminho da perdição caem em si e voltam-se para o caminho estreito da salvação.
J. B. Libanio, sj
TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
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