segunda-feira, 21 de junho de 2010

EVANGELHO DO DIA - 21 DE JUNHO

Evangelho: Mateus (Mt 7, 1-5)

Tira primeiro a trave do teu próprio olho

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1"Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, então prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer ao teu irmão: 'deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipocrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão". Palavra da Salvação!

Leitura paralela: Lc 6, 31-46


Comentando o Evangelho
A proibição de julgar

O imperativo de Jesus, a respeito do julgamento do próximo, reveste-se de uma profundidade imperceptível à primeira vista. Seu pressuposto é que ninguém pode ser identificado com seus atos exteriores, ou com suas aparências. Dentro de cada um, existe um mistério profundo e impenetrável, cujo conhecimento é reservado unicamente a Deus. É preciso respeitá-lo, sabendo que, por trás de cada ato humano, existe uma história que nos escapa.


O discípulo do Reino evita qualquer tipo de julgamento, a não ser quando é feito por amor ao próximo. Só o amor possibilita-o posicionar-se de maneira conveniente em relação a seu semelhante, e emitir um juízo a seu respeito. Quem é movido pelo ódio ou pela malevolência, jamais será capaz de olhá-lo com objetividade e emitir um juízo verdadeiro sobre ele.


O julgamento mais radical ao qual o ser humano será submetido é o de condenação ou de salvação. Evidentemente, só ao Pai compete fazer tal julgamento. Aqui, também, vale o critério do amor. Ou seja, apenas o Pai ama tanto o ser humano, a ponto de poder determinar se este é merecedor de salvação ou de condenação. Ele conhece cada pessoa, na sua intimidade. Por isso, não corre o risco de se enganar. É com misericórdia que ele pesa as ações humanas.

Para sua reflexão: O Sermão da Montanha foi derrubando pouco a pouco todas as estruturas e condicionamentos internos que aprisionam e escravizam a pessoa sob uma perspectiva nova que revoluciona a ética e todo o comportamento humano convencional: a angústia perante o amanhã; agora o faz com o julgamento contra o irmão. Se Jesus falasse simplesmente de atitudes civilizadas como a compreensão ou a tolerância não teria dito nada de novo que já não houvessem dito os rabinos do seu tempo (ou de todos os tempos), que usavam a proporção como norma positiva de julgamento: “Do mesmo modo que julgardes, sereis também julgados”  Confúcio dizia, quinhentos anos antes de Jesus, que “o homem justo, quando vê uma qualidade nos outros, a imita; quando vê um defeito nos outros, corrige e em si mesmo?
 

MARCADOR: LITURGIA
***

 [Evangelho Nosso de Cada Dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!