quarta-feira, 30 de junho de 2010

Décima Terceira Semana do Tempo Comum - Quarta-feira, 30 de junho

Evangelho: Mateus (Mt 8, 28-34)
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?

Naquele, tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: "Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?".

30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos".

32Jesus disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles. Palavra da Salvação!

Leituras paralelas: Mc 5, 1-20; Lc 8, 26-39

Comentando o Evangelho

A vitória sobre o mal

O incidente com a vara de porcos, em território pagão, esconde uma temática teológica, retrabalhada pelo evangelista a partir de um motivo folclorístico, com traços de comicidade: o Filho de Deus venceu o mal, libertando a humanidade do poder demoníaco.

Os espíritos malignos, tendo-se apoderado dos dois gadarenos, tornaram-nos refratários a Jesus, levando-os a rejeitar sua presença. Insociáveis e violentos, esses homens viviam no mundo da morte, pois moravam nos sepulcros, seu lugar de habitação, tendo sido reduzidos a um estado de total desumanização.

A presença de Jesus reverteu este quadro. Era impossível que ele ficasse impassível diante de uma situação tão deplorável! Sua atitude imediata foi libertar os gadarenos, ordenando aos demônios que voltassem para o mundo da impureza, simbolizada pelos porcos presentes nas imediações. Foi deles a iniciativa de pedir para serem mandados para lá. Afinal, os homens tinham sido recuperados para a vida, libertados do mal.

Os habitantes de Gadara não foram capazes de reconhecer o poder de Jesus. Um misto de medo, confusão e ressentimento pela perda dos porcos apoderou-se deles. Por isso, pediram que ele se retirasse de seu território.

Em todo caso, doravante os dois homens miraculados seriam um símbolo vivo do poder libertador do Messias Jesus. [Evangelho Nosso de Cada Dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: O mundo dos espíritos maus se associa a um local pagão, fazendo vitimas. Com sua presença e ação, Jesus vai desmontando o poder demoníaco, separando o reino do impuro, simbolizado nos porcos, do abismo da perdição. Os demônios não resistem à autoridade de Jesus e o confessam, forçosamente como inimigos vencidos, que o Messias é Filho de Deus. O essencial dessa passagem consiste no triunfo de Jesus sobre o demônio, pois o episódio dos porcos é secundário. Livrar-se das ações do demônio é estar em dia com o Senhor, temendo a Deus e seguindo seus ensinamentos, todos os mandamentos, sobretudo amando a Deus e ao seu próximo; é viver uma vida reta, longe da impureza. É libertar-se das impurezas do mundo, nada fácil, mas perfeitamente possível sob o aspecto da fé.


MARCADOR: LITURGIA
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!