sexta-feira, 18 de junho de 2010

Catequese no cenário da Pós-Modernidade - 4


Depois de constatarmos a necessidade de repensar a catequese também na América Latina, vamos recuar alguns passos e rever a contribuição da Renovação Catequética para a caminhada catequética no Brasil.

b) A renovação catequética e sua contribuição

A renovação catequética, que trouxe a superação do período catequístico que fazia uso dos catecismos e dava importância à memorização das fórmulas, chegou com força no Brasil e em toda a América Latina. Uma autêntica hermenêutica do Vaticano II eclodiu nas Conferências Episcopais da América Latina, dando amplo espaço à renovação catequética, que ganhou vida e tomou corpo no Brasil com o documento Catequese Renovada da CNBB, em 1983. Uma revolução catequética foi instaurada: novo modelo teológico, com vertente mais antropológica, ocupava o lugar cativo da teologia descendente; a Igreja corpo de Cristo – entendida de modo estático e hierárquico! – cedia lugar para a nova imagem de Igreja povo de Deus; a pedagogia do ensino – entendendo o destinatário da catequese como uma tábula rasa – abria espaço para a pedagogia da aprendizagem, alicerçada em Piaget ou no brasileiríssimo pedagogo dos pobres, Paulo Freire. Uma visão muito otimista da humanidade! Assim, a catequese se propõe a revelar aos catequizandos o que eles têm neles, mesmo sem o saber, fazendo uma conexão entre fé e vida. Uma pedagogia muito indutiva: o encontro com Deus se dava a partir da vida, da experiência concreta à luz da Palavra da Escritura. E quanta conquista se deu: quantos desafios enfrentados com sucesso, quanta encarnação especialmente na realidade latino-americana que só podia desembocar em avanços.

Mas o tempo passou depressa. Parece que foi ainda ontem – mas mesmo ontem já é passado! Ainda que não seja passado tão remoto quanto a Cristandade, a Modernidade não é mais o tempo presente. Ela deixou marcas indeléveis. O ser humano foi tatuado com o selo da razão e isso parece ser algo que não se apaga. Mas esse ser humano da Modernidade, mesmo com todo o crivo da razão, ainda tinha espaços para a fé cristã. Ainda levava em consideração a voz da Igreja, talvez porque, no Brasil, a Modernidade tenha chegado tardiamente! Um ser profundamente marcado pela fé cristã ainda morava no recôndito da consciência moderna, tão sedenta de explicações!

Mas será que esse quadro ainda se mantém? A partir das contribuições da renovação catequética, não seria hora de pensar novo paradigma catequético, tomando como base novas necessidades do homem pós-moderno? Isso é assunto para as próximas semanas!


SOLANGE MARIA DO CARMO
DOUTORANDA EM CATEQUESE E PROFESSORA DE TEOLOGIA BÍBLICA NA PUC-BH
AUTORA DA COLEÇÃO CATEQUESE PERMANENTE DA PAULUS EDITORA COM Pe ORIONE (MATERIAL QUE ESTÁ SENDO USADO EM NOSSA DIOCESE)
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