quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quinta-feira, 6 de agosto de 2009 - Transfiguração do Senhor (Festa).


Primeira leitura: Daniel 7, 9-10.13-14.
Sua veste era branca como neve.
Salmo responsorial: Sl 96, 1-2.5-6.9.
Deus é rei, é o Altíssimo, muito acima do universo!

Segunda leitura: 2Pedro 1, 16-19.
Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu.

Evangelho: Marcos 9, 2-10
“Este é meu Filho, escutai-o”

Com sua Transfiguração, Jesus mostra em síntese sua obra messiânica, mas também suas perspectivas; os efeitos de seu messianismo não são um privilégio para um grupinho fechado, imagem das três tendas; deve ser anunciado para o mundo todo, mas somente quando Jesus o indicar. A tentação mais frequente nas tarefas da evangelização é nos sentirmos satisfeitos quando tudo sai bem, quando uma comunidade empreendeu o caminho por onde pensamos que deve andar; geralmente paramos aí, sem nos dar conta da inércia a que estamos conduzindo a comunidade.

A comunidade de Marcos tem que esclarecer este ponto; não pode viver da satisfação de ter encontrado o sentido de sua vida ou de sentir-se já de acordo com o querer de Jesus e seu Evangelho; quer dizer, não pode ficar fechada em “três tendas”; a missão é grande e universal.

A comunidade e cada fiel têm hoje que percorrer este mesmo caminho, esclarecendo quem é Jesus, sem omitir que antes de sua glorificação definitiva, Jesus tem de passar pela cruz; não esquecer que “o Ressuscitado é o Crucificado”. Portanto é preciso abandonar as comodidades e enfrentar o mundo que nos espera, necessitado de amor, esperança, solidariedade, justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!