sábado, 8 de agosto de 2009

Domingo, 9 de agosto de 2009 - 19º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Reis 19, 4-8
Elias caminhou até o mote de Deus.

Salmo responsorial: Sl 33(34), 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 9a)
Provai e vede como o Senhor é bom.

Segunda Leitura: Efésios 4,30 – 5,2
Vivei no amor, como Cristo.

Evangelho: João 6,41-51
Eu sou o pão vivo descido do céu.

O alimento maravilhoso que permite a Elias caminhar durante quarenta dias para ir até o monte de Deus, está em relação com sua fé na presença de Deus que está sempre lá, não obstante as adversidades e contradições que tem de enfrentar.

Efésios nos dá orientações que todos os cristãos deveríamos seguir: em primeiro lugar, evitar toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia e qualquer tipo de maldade”. Em segundo lugar, imitar a Deus perdoando-nos mutuamente como ele nos perdoou. Em terceiro lugar, caminhar no amor, assim como Cristo amou e se entregou a Deus por todos em oferenda e sacrifício.

Por seu lado, o evangelho de hoje começa com o escândalo que se produz nos judeus porque Jesus se equipara ao pão; porém mais ainda porque diz que desceu do céu. Para eles isto não tem explicação, embora conhecessem Jesus desde sua infância e sabem quais são seus pais. Para eles seu vizinho Jesus, visto em sua única dimensão humana, não guarda relação alguma com as promessas do Pai e com seu projeto de justiça revelado desde a antiguidade.

João utiliza esta figura do escândalo e da impotência para ver Jesus além de sua dimensão humana, para dar a conhecer a dimensão que encerra a pessoa e a obra do Mestre. Em primeiro lugar, a adesão a Jesus é obra também de Deus; é o mesmo que suscita a fé do crente e o atrai através do filho.

Conhecer Jesus é apenas um primeiro passo no qual se encontram seus patrícios; mas a adesão da própria fé a ele é o passo seguinte, que exige um despojamento total para poder encontrar nele o caminho que conduz ao Pai. Somente este segundo momento permite descobrir que Deus se está revelando em Jesus tal qual é; isto é, um Deus intimamente comprometido com a vida do ser humano e seu trabalho. Jesus propõe assumir a condição da vida humana com um total compromisso. O alimento, que é indispensável para viver, é utilizado como metáfora para fazer ver que para além da dimensão humana de cada pessoa há outra que também necessita de ser alimentada. O ser humano, chamado a transcender-se a si mesmo, tem que se esforçar também continuamente para que seu ciclo de vida não fique somente no material.

Assim, pois, a alimentação dessa dimensão transcendente do ser humano se dá somente no conhecimento e aceitação da proposta de Jesus, que é a entrega total e absoluta à vontade do Pai; e a vontade do Pai não é outra que a busca e realização da justiça no mundo, para que haja vida abundante para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!