domingo, 1 de julho de 2012

PALAVRA DO PÁROCO - JULHO.2012


Estimados:

“Rezem a Deus para que mande trabalhadores para sua seara” (Mt 9,38)

Sabemos que agosto é o mês vocacional, mas quero me antecipar nesta nossa comunicação, falando sobre a importância e o valor das vocações, de modo especial a vocação sacerdotal.
Durante sua vida pública, Jesus passou chamando seguidores para que, mais próximos a Ele, fossem seus cooperadores e depois continuadores de sua proposta de salvação e vida!
A Bíblia, nos Evangelhos, relata que ele chamou os que quis, e os preparou para que de discípulos alguns se tornassem apóstolos.
A vocação é dom misterioso de Deus, que distribui como quer, a quem quer, “talentos” especiais. A alguns ele dá a graça, mesmo em meio às fraquezas da natureza humana, de encurtarem as distâncias entre o Céu e a terra. Hoje nós chamamos esses de sacerdotes!
Vocação bonita e ao mesmo tempo desafiadora, que se mantém, mesmo em meio a uma cultura que quer desvalorizar e até mesmo relativizar esse “talento” de Deus distribuído a alguns filhos seus. Bonita por muitas razões, entre elas pelo abandono de casa, pais e  irmãos, em vista de ter como foco principal de sua existência a proposta do Evangelho e do conhecimento do Deus verdadeiro.
Uma comunidade madura deve rezar e trabalhar para que não faltem vocações. A comunidade deve despertar as sementes da vocação que está escondida nos jovens que dela participam. Trata-se de uma semente raríssima, e por  isso o ambiente deve ser favorável a que ela apareça e seus membros devem ter percepção aguçada para perceber quem a possui.
E ainda, além de ser “canteiro” de vocações, a comunidade deve trabalhar materialmente para que a vocação descoberta passe de semente a fruto. A formação de um padre demora no mínimo 8 anos, pois o candidato deve, ao menos, cursar as faculdades de filosofia (em média, três anos  de estudos), e de teologia (que dura, em média, quatro anos de estudos); e os custos não são baratos. Nossas paróquias enviam mensalmente para a Cúria (administração central, coordenada pelo bispo diocesano e os que com ele cooperam) dez por cento de tudo que arrecadam, para que, dentre as finalidades necessárias, possa, principalmente, manter e custear a formação dos futuros sacerdotes.
Para nós que sabemos que a vida sacramental e pastoral de nossa Igreja depende da atividade dos sacerdotes, estarmos envolvidos nessa ajuda é causa de grande alegria!
Por isso, neste mês em que nossa diocese completa 75 anos de sua criação, queremos agradecer a Deus todo empenho que veio se fazendo para que não faltassem vocações. Agradecer a cada bispo, especialmente a partir de Dom João Hipólito, Dom Eduardo e, atualmente, Dom Beni, que está enfrentando o desafio de construir nosso seminário diocesano (que será na região de nossa paróquia).
Nosso Bispo Dom Beni, na última reunião do clero, que aconteceu no dia quinze deste mês, pediu que cada paróquia ajudasse, nesta etapa de reta final da construção do nosso seminário, com uma quantia de três mil reais; e na última reunião de nosso conselho de pastoral decidimos, com a presença de todos os coordenadores de pastorais, movimentos, grupos e irmandades, que faremos um evento beneficente no mês de agosto, com data e local a serem definidos até a nossa próxima reunião de conselho de pastoral paroquial, para angariarmos o referido valor solicitado por nosso bispo diocesano.
Contarei com o envolvimento e apoio de todas as pastorais, grupos e movimentos de nossa paróquia! E peço que todos se envolvam ao máximo que puderem e com muita alegria, tendo como motivação essa reflexão que fizemos e a consciência de que estamos participando de uma área essencial dentro dos serviços e vocações de nossa Igreja, da qual depende toda a vida sacramental e pastoral com que nos alimentamos!
Aproveito ainda para convidar a todos a participarem das comemorações dos setenta e cinco anos de criação de nossa diocese, que acontecerão, especialmente, no dia trinta e um de julho de dois mil e doze, terça-feira, a partir das dezessete horas, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, terminando com a missa, às dezenove horas. Em nossa reunião do conselho de pastoral paroquial desenvolveremos mais o assunto, e faremos chegar a todos, os detalhes dessa importante comemoração para nós diocesanos de Lorena.
Aproveito também para convidar a todos para o tríduo e festa de São Cristóvão, padroeiro da Vila dos Comerciários 1 e 2 e bairros ali próximos, que acontecerá nos dias: 26,27 e 28 de julho, às 19h, e a carreata e missa festiva, no dia 29 de julho, às 17h30min, saindo da Igreja de Nossa Senhora Aparecida para a Quadra da Vila dos Comerciários 1. Lembramos que as missas do tríduo vão acontecer também na quadra, sendo que nestes dias do tríduo e festa não teremos missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, mas, somente no dia 29, domingo, às 8h30, no parque Águas do Barão.
Que a Senhora Mãe de Deus, na celebração do jubileu de setenta e cinco anos de criação de nossa diocese, que acontecerá este mês, nos inspire sempre a orar e trabalhar pelas vocações, como orou e trabalhou, ao lado de seu Filho, de quem foi discípula e também formadora!

Lorena, julho de 2012.





Pe. Rodrigo Fernando Alves, pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!