quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO - CATEQUESE


O teatro apresentou as principais mudanças que um catequista precisa fazer para se atualizar e conseguir atingir o coração do catequizando.

O cenário de abertura mostrou uma sala para o encontros da catequese. A toalha da mesa estava suja, com flores murchas  e secas em uma lata de massa de tomate. As cadeiras estavam enfileiradas, como em uma sala de aula escolar. A catequista chegou desanimada e carrancuda, mas teve a iniciativa de observar as orientações que ouviu na semana de estudos sobre o novo método implantado na paróquia para melhorar a qualidade dos encontros.

Com criatividade, disposição, iniciativa, reciclagem e irreverência, ela transforma a desleixada  sala de encontros deixando-a mais agradável e renova sua própria aparência, tornando-se mais  acolhedora e sensível.

Quando chegam os catequizandos que também estão desanimados e não querem sequer participar do encontro, a catequista tem a sensibilidade de entender que cada catequizando é um individuo diferente, com histórias diferentes e problemas diferentes. Apesar de todos parecerem iguais, ela conversa com cada um para tentar ajudá-los.

O inicio da catequese se dá quando os catequizandos conhecem Jesus que cura, que liberta, que se preocupa com o irmão faminto e ensina a partilha, quando se encontram com  Jesus que ama e se preocupa com cada um de nós.

Catequista Wanda Eloy





















Um comentário:

  1. eu assisti esse teatro no encontro de catequista e achei muito bom. Todo o livro que estudamos em uma semana foi resumido nesta peça.Parabéns

    ResponderExcluir

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!