quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE



7. FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Todos  nós somos responsáveis pela formação da nossa consciência, e não assumir essa responsabilidade significa grave omissão. De fato, a consciência errônea pode tanto nos impedir de trilhar o caminho de superação dos nossos pecados, pela supervalorização da culpa e desvalorização do perdão, como nos levar ao não reconhecimento do pecado como tal.

Isso porque a consciência não retamente formada pode nos levar à ignorância sobre nosso agir moral. Essa ignorância pode ser vencida se temos condições, caminhos e meios para poder formar a nossa consciência. Como nem sempre as pessoas podem ter condições, caminhos e meios para tal e como também somos influenciados por diversos elementos – por exemplo, os meios de comunicação social, os valores culturais etc. -, muitas vezes não podemos vencer a nossa ignorância. Mas, se temos condições, caminhos e meios para formar a nossa consciência e não a formamos, somos responsáveis pela nossa ignorância – e isso é falta grave, pois não sabemos aquilo que temos obrigação de saber.

Uma das consequências disso é a assim chamada consciência laxa – aquela que se torna por demais permissiva e não vê como mal aquilo que é mal. Assim, em nossa sociedade consumista e hedonista, não é tida como mal a irresponsabilidade diante das questões de meio ambiente, por exemplo. A pessoa pode comprar tudo o que tem vontade, afinal está pagando, mas não vê que está esgotando a natureza, poluindo, por meio da produção industrial e do transporte, consumindo energia e produzindo lixo acima das necessidades. Nesse caso, o dinheiro justifica o mal.

Outra consequência é a assim chamada consciência escrupulosa, que vê pecado em tudo e torna a pessoa incapaz de viver de forma livre e positiva e de superar suas fraquezas e dificuldades.
Formar uma consciência sadia: eis o desafio!

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo do R. Nordeste 5)

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO “O DOMINGO”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!