quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quinta-feira, 8 de julho de 2010 - Décima Quarta Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mateus (Mt 10, 7-15)
De graça recebestes, de graça deveis dar!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo. Palavra da Salvação!

Leituras paralelas: Mc 6, 7-11; Lc 9, 1-6; 10, 1-11

Comentando o Evangelho

Ide e proclamai

Uma das tarefas dos apóstolos consistia em proclamar, aos quatro ventos, o anúncio da chegada do Reino. Finalmente realizavam-se as esperanças do povo.

E essa proclamação deveria ser feita tanto com palavras, quanto com ações. Aliás, as ações próprias do Reino seriam a melhor prova da presença desta novidade, na história de Israel. Os gestos de curar doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios provavam cabalmente a irrupção do Reino na história. Significavam que a vida humana fora recuperada no seu frescor original; fora libertada de todo tipo de escravidão; que o ser humano fora salvo da marginalização, tendo adquirido plenos direitos sociais e religiosos. Sobretudo, indicavam que finalmente Deus tinha a primazia sobre a vida humana, livrando-a do poder da morte.

A gratuidade no ministério também seria um excelente testemunho de serviço ao Reino. Quem recebeu de graça, deve dar de graça, para fazer frente à tentação de acumular e querer impor-se pela riqueza. A falta de gratuidade pode levar o discípulo a tornar-se escravo do dinheiro, a ponto de esquecer-se da primazia de Deus e de seu Reino. Isto seria um contratestemunho. [Evangelho Nosso de Cada Dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: Os enviados devem anunciar a fé de Jesus, o Reino de Deus que penetra na história com o poder da libertação de todo mal que afeta a sociedade e família humana. E, semelhante à Jesus, os portadores da mensagem devem adotar seu mesmo estilo de vida itinerante e pobre, como fazia Francisco de Assis em sua época: não levar duas túnicas (seria um luxo), nem ouro nem prata para o caminho, simplesmente viver de maneira simples no dia a dia, com apenas o suficiente para seu sustento, ou seja, os enviados não acumularão dinheiro, viverão do seu salário merecido dia por dia, confiando em Deus segundo o ensinamento do Mestre. Quando os pregadores são rejeitados em um lugar devem reagir sem violência e apenas simbolicamente, devem “sacudir a poeira dos vossos pés”. Devem permanecer fiéis a sua tarefa e acreditar que Deus decidirá essas questões no dia do juízo. Na escolha dos doze o Mestre estabelece a missão e os desafios que devem encontrar pela frente. Ao longo de cerca de dois mil anos tem sido assim a missão dos discípulos de Jesus. Já descobriu a sua missão como enviado de Jesus em sua comunidade? Paz e Bem!


FONTE: http://www.mundocatolico.com.br/Evangelho/evanqi080710.htm

MARCADOR: LITURGIA
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!