quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quarta-feira, 7 de julho de 2010 - Décima Quarta Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mateus (Mt 10, 1-7)

O Reino dos céus está próximo

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes São os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.

5Jesus enviou estes doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'" Palavra da Salvação!



Comentando o Evangelho
O novo Israel

O número doze, relativo aos primeiros apóstolos, não é casual. Ele se reveste de uma rica simbologia, cara ao mundo judaico, por evocar as antigas doze tribos de Israel, e chamar a atenção para o novo Israel que estava para nascer.
Os doze apóstolos seriam o germe do Israel escatológico, sem qualquer limite de raça, povo, língua, cultura ou nação. Deixando de lado a Lei mosaica, doravante este novo povo pautaria sua vida pelos valores do Reino dos Céus, explicitados no Sermão da Montanha.

O novo Israel nasceu sob o signo do serviço à vida. Ao ser chamado, foi-lhe dada como tarefa: expulsar os espíritos impuros e curar toda sorte de doença e enfermidade. Por conseguinte, deveria eliminar tudo quanto põe em risco a vida, ou a debilita, de forma que a humanidade seja reabilitada.


Essa nova humanidade era constituída por pessoas com os caracteres mais diversos. Quanta diferença entre Pedro e Judas Iscariotes, entre Filipe e Tomé! Mesmo assim foram convocados para formar uma comunidade solidária e fraterna, em torno do Mestre, pronta a entregar-se ao serviço da evangelização da humanidade.

Jesus sabia muito bem o que queria, quando constituiu seu grupo de auxiliares diretos. [Evangelho Nosso de Cada Dia, Pe. Jaldemir Vitório, ©Paulinas, 1997]


Para sua reflexão: Apóstolo significa “enviado”, representante. O número 12 corresponde ao número das tribos de Israel pondo em relevo a continuidade e a diversidade do novo com o antigo Povo de Deus. São quatro as listas dos nomes dos Apóstolos, com algumas divergências na ordem de sucessão e na identificação de um ou outro nome. Enviar está na raiz da palavra “apóstolo”. Jesus faz dos Doze os seus enviados oficiais, com poderes iguais aos seus. Tal como Ele foi enviado pelo Pai. A restrição relativa aos samaritanos faz-se eco da separação profunda que existia entre eles e os judeus; tinham templo próprio no monte Garizim e, desde a queda da Samaria em 721 a.C. eram vistos como semi-pagãos. Jesus pôs em causa tal separação que foi suprimida depois da sua ressurreição. Por fim, no v.10 os rabinos tinham o direito de viver das ofertas dos seus discípulos, uma espécie de salário. (Bíblia dos Capuchinhos). Você considera-se um apóstolo do Senhor? O que está fazendo de útil para o Reino? Evangelizando sua família, seus irmãos do trabalho, seus vizinhos! Sentiu a responsabilidade de ser “enviado” de Jesus!



FONTE: http://www.mundocatolico.com.br/Evangelho/evanqa070710.htm

MARCADOR: LITURGIA
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!