quinta-feira, 8 de julho de 2010

ECOLOGIA E MISSÃO


9. CARACTERÍSTICAS DA VIDA

Lutar pelo paradigma da vida. Mas que é vida? Certamente não somente a vida humana, que goza de precedência. A vida se inicia com uma organização interna das partes num todo orgânico com funções diferenciadas e complementares. Funciona como um conjunto, um sistema, que busca prolongar-se e reproduzir-se. A vida trava duas batalhas; continuar ela mesma ao longo do maior tempo possível e perpetuar-se para além de si.

Desse movimento, surgem duas qualidades importantes: a autonomia e a inter-relação. A vida quer ser ela mesma. Não se perde totalmente em outra. Mais: deseja prolongar-se nos descendentes. Daí a necessidade imperativa da conservação, da procriação, da defesa da biodiversidade. Não nos basta manter as formas consideradas desenvolvidas e superiores, desprezando as inferiores. Todo ser vivo, na sua identidade, tem o próprio papel na imensa orquestra do cosmo.

A vida, na sua simplicidade, revela-nos um comportamento que, assumido pela razão humana, constitui excelente éthos de existência. A vida existe dos outros e para os outros. Que maravilhosa sabedoria do Criador, já nos primeiros sinais de vida, para ensinar-nos como viver! Todos vivemos de outros. Ninguém se basta totalmente. Ninguém se pense autossuficiente! Os outros existem e deles necessitamos. No nível simples da subsistência, alimentamo-nos dos seres vegetais e animais. No nível do espírito, de quantos pais e mestres carecemos!

Mas a vida não se prende no egoísmo de só viver dos outros. Mostra a face generosa de ser para os outros. Cada ser dá algo de si para que o todo exista. O planeta Terra está a exigir que cuidemos das pedras, das camadas geológicas, das plantas, dos animais e dos irmãos e irmãs humanos. Sem tal cuidado, estamos fadados à morte.

J. B. Libanio, sj

MARCADOR: ECOLOGIA E MISSÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!