quinta-feira, 11 de março de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

10. ACIMA DE TUDO, A CARIDADE

Os bens materiais muitas vezes são vistos como um mal em si, como coisa diabólica, principalmente por causa da presença da mentalidade dualista em muitos cristãos, para quem o espírito se opõe à matéria, sendo o espírito obra de Deus e a matéria, coisa do demônio.

Nós professamos a nossa fé no Deus criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, e, como Deus criou o mundo material, a matéria não pode por si mesma ser má. Na verdade, mau é o coração de quem utiliza os bens materiais de forma egoísta, não fazendo deles um caminho para o encontro com Deus e para a promoção da vida das pessoas, no respeito aos seus direitos e à sua dignidade.

A Campanha da Fraternidade, forte instrumento de evangelização e de vivência do tempo quaresmal, convida-nos para sério exame de consciência a respeito dos bens materiais. As perguntas a que devemos responder são as seguintes: Qual é a importância dos bens materiais em nossa vida: Eu uso os bens materiais ou sou escravo deles? Procuro auxiliar as pessoas em suas necessidades? O bem material é mais importante que o meu próximo? Uso os bens materiais de forma egoísta ou com caridade?
O maior mandamento que Jesus nos deixou foi o mandamento do amor. Assim, a caridade é o critério fundamental para determinar nossas ações e nossos relacionamentos. Sendo assim, falar de economia e vida, principalmente quando pensamos em vida em plenitude, significa usar os bens materiais tendo como critério a caridade, o amor ao próximo. Esse é o único caminho para que os bens materiais sejam usados de acordo com a vontade de Deus e se tornem um meio para nossa salvação, para a promoção do direito e da dignidade de todos. É o caminho da paz.

Pe José Adalberto Vanzella
Secretário-executivo da CF

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"

CLIQUE NA IMAGEM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
NO LADO ESQUERDO DE SEU VÍDEO PARA VER MAIS SOBRE O TEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!