quinta-feira, 25 de março de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


12. A COLETA DA SOLIDARIEDADE

A Campanha da Fraternidade tem seu início na quarta-feira de Cinzas e se prolonga por cinco semanas, terminando do domingo de Ramos com a coleta da solidariedade.

Durante o tempo quaresmal, todos fomos convidados á escuta da palavra, à oração e à conversão, procurando fazer penitência por causa dos nossos pecados. Tudo isso se concretiza na vida de oração, jejum e esmola, tendo como iluminação o trecho do evangelho lido na quarta-feira de Cinzas (Mt, 6,1-6,16-18).

Assim, a oração determina a espiritualidade do tempo quaresmal, o jejum nos une a Cristo sofredor e a esmola transforma nossa espiritualidade em caridade, que perdoa os nossos pecados. Dessa forma, as três coisas se unem e a vivência quaresmal se torna mais perfeita. Por isso, o jejum por nós praticado faz que os bens não consumidos deixem de ser nossos e pertençam aos pobres e necessitados – caso contrário, não foi feito jejum, mas economia.

A coleta da solidariedade é justamente a coleta dos frutos do nosso jejum e da nossa conversão para que – por meio de projetos sociais que respondam aos objetivos propostos pela Campanha da Fraternidade – sejam distribuídos aos pobres e necessitados de todo o Brasil.

Por isso é importante a participação de todos os cristãos, em todas as comunidades que celebram o domingo de Ramos, que este ano será no próximo domingo. Além de realizar de forma mais plena os objetivos do tempo quaresmal, eles contribuem para que os mais necessitados tenham uma vida melhor, tenham seus direitos respeitados e se sintam valorizados na sua dignidade.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

TEXTO PUBLICADO NO FOLHETO "O DOMINGO"
MARCADOR: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!