segunda-feira, 29 de março de 2010

RESUMO DA HOMILIA - DOMINGO DE RAMOS

Neste Domingo de Ramos entramos na semana mais importante da religião católica, a Semana Santa.

A semana inicia com a liturgia onde primeiro é narrado a entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho, desta forma ele cumpre o que dele foi dito no antigo testamento, tendo todo o povo aclamando: Hosana Rei! Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Este era provavelmente o povo que tinha experimentado o poder e o amor de Jesus, através de suas palavras de vida e dos inúmeros milagres que realizara.

Em seguida, no Evangelho, ouvimos a Palavra em que Jesus é interrogado, humilhado e condenado à morte pelo povo que insistentemente pede sua crucificação!

Nesta passagem nos é revelado o medo que as autoridades políticas e religiosas da época, tinham de Jesus! Eles temiam que Jesus viesse abalar a base sobre a qual estava constituído o poder que detinham.

Ainda hoje há aqueles que, ainda que por vias transversas, gritam pela crucificação de Jesus. São pessoas que temem que venham à tona suas obras de egoísmo, vaidade e tantos outros pecados que os afastam dos princípios cristãos. Ouvir o que Jesus diz, requer reflexão e mudança de comportamento. Isso nem sempre é possível àqueles que só pensam em si e não são capazes de trilhar os passos do Cristo.

Vale refletir: De que lado nós estamos? Fazemos parte do povo que sem medo aclama Jesus como Senhor e Salvador ou estamos juntos com aqueles que pedem a crucificação de Cristo?

Nesta semana é preciso compartilhar a experiência de Jesus através de toda liturgia e simbologia que a Igreja nos apresenta. Se aprofundar nos mistérios da nossa fé e na riqueza destas celebrações.

A igreja nos chama a viver esta semana em seu mais santo significado e adentrar nos mistérios mais profundos de nossa Salvação.

RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!