quinta-feira, 19 de março de 2009

RESUMO DA HOMILIA DE DOMINGO - 14.03.2009

Neste domingo a primeira leitura nos leva ao antigo testamento, livro do Êxodo, onde Deus pronunciou todas essas palavras:

Não te prostrarás diante desses deuses nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Disse ainda: Não pronunciará o nome do Senhor teu Deus em vão. Guardarás o dia do Senhor e neste dia não trabalharás. Honrará teu pai e tua mãe. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não levantará falso testemunho. Não cobiçaras nada do teu próximo.

Deus conhecia seu povo, portanto deu-lhes regras que pudessem cumprir. Deu-lhes mandamentos de vida.

O Padre nos falou que cada “não” de Deus significa um “sim” para muitas outras coisas.

Quando diz: Não adulterarás, diz também: “sim” à família, aos filhos, à fidelidade.

Quando diz: Não matarás, diz também “sim” ao perdão, à compreensão, ao amor.

Isso acontece muitas vezes em nossas vidas quando ouvimos de Deus um “não”, na verdade Ele nos fala “sim”, abrindo outros caminhos, possibilidades de crescimento, amadurecimento e conseqüentemente, uma condição melhor de vida.

Um pai que conhece bem seus filhos coloca limites que são possíveis de serem cumpridos, também é assim com nosso Pai do céu, Ele nos pede aquilo que somos capazes de fazer. Diferente muitas vezes das relações humanas, onde se colocam sobre os ombros dos outros um fardo difícil de suportar.

Na proclamação do Evangelho deste domingo, João narra: Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que ele realizava, muitos creram no seu nome. Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

Jesus conhece e sonda os nossos corações. Sabe do que precisamos e vem em socorro às nossas fraquezas!

Peçamos a Deus que firme os nossos passos no caminho bem, da justiça e do amor!


RÍVIA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!